;

Especiais

Mato Grosso| Vacinação contra febre aftosa segue até 31 de maio em Mato Grosso

Do MT.GOV
A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 31 de maio em Mato Grosso. Dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), mostram que até o dia 16 deste mês, foram declaradas a vacinação de mais de 5,9 milhões de animais, cerca de 21,48% do total do rebanho bovino e bubalino do estado, distribuídos em 23.503 estabelecimentos rurais, o que representa 21,97% do total de propriedades.
Segundo a presidente do Indea, Daniella Bueno, há 11 anos Mato Grosso mantém o índice de vacinação acima de 99%. “Esse dado representa o comprometimento do produtor rural, do serviço veterinário oficial e de todos os demais envolvidos na cadeia produtiva”.
Nesta etapa é obrigatória a imunização de todos os bovinos e bubalinos, de mamando a caducando, com exceção para os animais de propriedades localizadas no baixo pantanal mato-grossense.
Após a imunização do rebanho, o produtor deve fazer a declaração da vacinação com a contagem dos animais por idade e sexo, juntamente da Nota Fiscal da compra das vacinas e apresentar no Indea do seu município, até o dia 11 de junho. É importante que o produtor realize a comunicação o quanto antes, evitar deixar para os últimos dias.
A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.