;

Especiais

Mato Grosso| Soldado PM se destaca no fisiculturismo e conquista o 2º lugar no estadual

Com informações do MTGOV
O soldado da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso Jefferson Pouso Barbosa, 24 anos, é um defensor da prática de esportes. Se não der para praticar uma modalidade, haverá outra que se ajuste ao seu perfil e condições. Assim, há três anos ele se dedica ao fisiculturismo, depois de não conseguir mais praticar o futebol. Neste período ele coleciona medalhas: conquistou o 4º lugar no Sul Brasileiro em dezembro do ano passado em Santa Catarina, acaba de ficar em 2º no Campeonato Mato-grossense de Culturismo, ocorrido no dia 19 deste mês, no Liceu Cuiabano, em Cuiabá. O foco agora é o Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro, em junho, onde almeja estar entre os três primeiros.
Jefferson mora em Nova Mutum e disputou o estadual com outros sete fisiculturistas, ficando atrás apenas de Higor Figueiredo, de Cuiabá. O resultado, como em qualquer esporte, exige dedicação, foco, determinação. E quando vem com apoio, os obstáculos são superados. Mudou sua rotina de vida, o que não é muito fácil para um policial, casado e pai de uma garotinha, hoje com 10 meses. Resumindo, é trabalho, academia e casa.
“A gente se priva de muita coisa. Passei a me dedicar aos treinos para não ficar parado, não ficar só no serviço. Adaptei algumas coisas, especialmente na alimentação que é bem diferenciada, dietas, e exercícios diários”, explicou.
Segundo ele, também não pensava chegar onde chegou. “Foi mais como um teste, para ver se gostava, a experiência da apresentação, estar num palco. Sempre fui muito tímido, com dificuldade em falar em público. Melhorei depois que entrei para a PM, o curso de formação ajudou no meu desenvolvimento”, lembra.
Agora, depois de várias apresentações, se diz extremamente tranquilo. “Meu grande sonho é disputar um campeonato fora do país", confidenciou o jovem rapaz.
A esposa Rafaella Martins Pouso é uma incentivadora, ajuda no preparo da alimentação e nos treinamentos, já que faz exercícios na academia.  “É uma grande parceira. Isso é muito importante porque não prejudica o relacionamento”, revelou o soldado fisiculturista.
O apoio também vem desde o comandante do 14º Comando Regional de Polícia Militar aos colegas do 26º Batalhão, que são considerados impulsionadores de sua prática esportista. Já custearam inscrições e suplementos, pois o investimento é alto.
A participação em campeonatos nessa modalidade ainda não rende financeiramente. Só medalhas e troféus. “É por amor a prática do esporte. O fisiculturismo avançou, mas ainda não é reconhecido como deveria”, pontuou ele.
Fisiculturismo é um esporte famoso e a competição é dividida em modalidades. Antes do fisiculturismo, Jefferson era do futebol, e não dispensava a musculação que o acompanha há 10 anos.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.