;

Especiais

Saúde| 3 doenças que contribuem para a queda acentuada dos cabelos

Com informações do Notícias ao Minuto
Quando não tratadas adequadamente, algumas patologias como lúpus, anemia e alterações na tireoide podem interferir no crescimento capilar, sendo necessário o controle da doença e algumas medidas orientadas pelo médico para o cabelo voltar a crescer.
O organismo humano é interligado de tal forma que algumas doenças em um órgão podem refletir negativamente em outro. No caso da queda capilar, ela pode ser resultante – ou acentuar-se – por conta de três doenças não tão raras: anemia, alterações na tireoide e lúpus.
“A preocupação com a queda capilar deve ser um alerta se os fios se desprendem espontaneamente, em número igual ou maior que 100, se ocorre uma perda de densidade, se o volume capilar diminuir acentuadamente ou a queda persistir por tempo acima de sessenta dias ou ainda aparecimento de falhas. Muitas dessas doenças interferem no crescimento capilar de modo rápido, antes mesmo de serem diagnosticadas”, afirma a dermatologista Dra Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).
Lúpus – Quando o lúpus não é tratado adequadamente, antes do seu diagnóstico ou ainda por conta de algumas medicações, pode ocorrer a queda excessiva de cabelo. Lúpus é uma inflamação crônica da pele e órgãos internos onde o sistema imunológico do paciente, que deveria protegê-lo, passa a atacar as próprias células e se caracteriza principalmente pela aparição de ulcerações ou manchas no corpo.
“Assim como a intervenção do médico reumatologista é fundamental no controle do lúpus, é indicado também que o paciente busque a orientação de um dermatologista ou tricologista, para a indicação do que pode ser feito para prevenir ou amenizar o problema da queda, com a ingestão de vitaminas, tratamentos em consultório ou home care”, afirma a dermatologista.
“Além disso, é essencial a fotoproteção, porque no lúpus quando os raios ultravioleta destroem o DNA da célula, ocorre a formação de anticorpos que agem contra o próprio DNA da pessoa”, afirma.
Tireóide – A glândula tireóide se localiza na parte inferior do pescoço e determina o bom funcionamento do corpo humano, pois regula a função de órgãos importantes.
“Quando o seu funcionamento está comprometido devido alguma disfunção, a energia disponível para as células trabalharem e as vitaminas presentes são direcionadas para áreas vitais do organismo em vez de serem direcionados para cabelos, pele e unhas, deixando em déficit tais regiões”, afirma a médica.
“Ou seja, nessa situação, o cabelo não recebe os nutrientes necessários para um crescimento saudável e com isso a aparência muda e a queda de cabelo pode começar a ser perceptível.” Dessa forma, é necessário procurar um dermatologista para iniciar o tratamento.
Anemia– A má alimentação é o principal motivo para a anemia, que se caracteriza pela deficiência de alguns nutrientes no organismo, em principal o ferro, que tem papel muito importante para o crescimento saudável dos cabelos.
“A deficiência nesse micronutriente causa queda capilar por falta de oxigênio, nutrientes e disfunção de hormônios no processo de crescimento. É importante saber que a queda dos cabelos é apenas um dos sintomas da anemia. Por isso deve-se observar se a queda está associada com episódios de fraqueza, e assim procurar um médico o mais rápido possível”, recomenda.
Bad Habits (maus hábitos)
Além das doenças, alguns hábitos também levam à queda de cabelos. “Prender os cabelos com tração ou penteados que puxem a raiz; dormir com os cabelos molhados; usar escovas inadequadas para cabelos finos e frágeis; deixar o couro cabeludo oleoso (o que leva a formação de dermatite seborreica); aplicar condicionador ou leave on no couro cabeludo; o hábito de coçar a cabeça de forma constante; aplicar gel ou cera nos fios masculinos de maneira constante; usar bonés de modo contínuo; fazer uso de extensões em fios muito finos ou com técnica inadequada ou repetidas vezes”, cita a dermatologista.
Com relação ao tratamento, a médica diz que é necessário um aporte nutricional; a ingestão de vitaminas como biotina, ferro e silício; fazer uso dos xampus específicos e loções de uso local com minoxidil, latanoprosta e fatores de crescimento.
“Mas tudo isso é feito após a averiguação clínica desse paciente com dosagens laboratoriais, com exame de tricoscopia capilar, com exames que consistem em fotos do couro cabeludo e raízes dos fios para registro e diagnóstico do tipo de alopecia e grau de comprometimento, assim também oferecem dados para avaliação do tratamento. Então, o tratamento vai ser caso a caso e sempre o dermatologista especialista que vai escolher a melhor conduta. No caso dos tratamentos em cabine, há opções como radiofrequência microagulhada, lasers fracionados não ablativos e aplicação posterior do drug delivery com substâncias como o minoxidil, vitaminas como biotina, piridoxina, b-pantenol, enfim, existe um mix muito grande de vitaminas que usamos logo após os procedimentos”, explica a médica.
Em casa, o uso de bonés de LED também é recomendado. Ele utiliza a tecnologia LLLT, com Led na cor vermelha. “A luz vermelha no comprimento de 660 nanômetros fornece energia, na medida em que a estrutura celular localizada nas membranas da mitocôndria são estimuladas a produzir mais ATP nas células.
Com mais energia e nutrientes, as células operam em condições otimizadas no desempenho de suas funções, o que promove um aumento da quantidade e volume dos fios, que também ficam mais grossos”, explica a médica. “Existe muita tecnologia hoje à disposição, e com o complemento do tratamento em casa, os resultados aparecem mais rápidos e são mais expressivos”, finaliza a médica.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.