;

Especiais

Mato Grosso| Mais de 650 pessoas morreram em acidentes de trânsito em 2017 no Estado


Do G1
Mato Grosso registrou 656 mortes por acidentes de trânsito durante o ano de 2017, segundo levantamento feito pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT). Desse total, 240 pessoas morreram apenas em ocorrências na região metropolitana de Cuiabá.

Os dados apontam, ainda, que mais de 23 mil ocorrências de acidentes de trânsito envolvendo carros e motocicletas foram registradas no estado ao longo do ano passado.

Diante dos números elevados em um estado que possui uma frota atual de pouco mais de 2 milhões de veículos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) lança, nesta terça-feira (24), o movimento "Maio Amarelo". A campanha tem o objetivo de alertar a sociedade para a necessidade de redução do número de mortes e feridos no trânsito por meio de blitze educativas, passeio ciclístico, além de realização de fórum de discussão, visitas em escolas, entre outros.

Conforme a pasta, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, sendo que, atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.