;

Especiais

Mato Grosso| Estado confirma terceira morte por gripe influenza H1N1

MT.GOV
A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirma a terceira morte por gripe influenza A, subtipo H1N1, no Estado de Mato Grosso, notificada pelo município de Sorriso. O resultado do exame foi divulgado na quarta-feira (25.04) pelo LACEN – Laboratório Central do Estado.
A primeira morte, por gripe influenza A, ocorreu em Cuiabá, já a segunda, por gripe influenza B, foi em Tangará da Serra, como já divulgado pelo próprio município na terça-feira (24.04).
A SES informa ainda que deverá receber nesta semana mais um lote da vacina contra a Influenza, com 76 mil doses. Com essa nova entrega, por parte do Ministério da Saúde, subirá para 449 mil doses, sendo que o Estado espera receber um total de 850 mil doses.
Os municípios que registrarem desabastecimento de vacina devem comunicar a situação imediatamente para a gerência de imunopreviniveis pelo telefone (65) 3661-6666.
O Estado ressalta a importância de a população tomar a vacina contra a gripe influenza, especialmente as pessoas que compõem o grupo prioritário:
  • Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
  • Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto);
  • Profissionais de saúde, os povos indígenas;
  • Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade;
  • e os funcionários do sistema prisional.
É importante ressaltar que a vacina é a única prevenção para a doença.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.