;

Especiais

IBGE: população autodeclarada preta sobe quase 22% em 5 anos no Brasil


Com informações do Notícias ao Minuto 

O número de brasileiros que se declara preto subiu 6% de 2016 para 2017, atingindo 17,8 milhões de pessoas, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (26). O aumento vem sendo observado desde 2015, quando os brancos deixaram de ser maioria no Brasil.

O número de cidadãos autodeclarados pardos também aumentou no período. De acordo com a pesquisa, subiu 1%, totalizando 96,9 milhões. Já o número de brancos caiu 0,6%, para 90,379 milhões.

“Essa tendência, de queda dos brancos e aumento de pretos e pardos , foi observada em todas as grandes regiões do país”, afirmou a gerente da pesquisa Maria Lúcia Vieira ao G1.

Comparando com o início da realização da pesquisa, em 2012, os autodeclarados pretos cresceram 21,8%. Já o total de pardos aumentou 7,7% e o de brancos caiu 2,4%.

+ Cresce número de brasileiros que 'mora de favor', mostra IBGE

De acordo com o IBGE, a miscigenação de raça não justifica a mudança. “A miscigenação explicaria o aumento da população parda, não na autodeclaração da cor preta”, justificou.

“Esse movimento tem a ver tanto com as políticas de afirmação de cor, que motivam as pessoas a se reconhecerem com determinada cor ou raça, como pode ter influência até mesmo das políticas de cotas”, explicou a especialista.

A população brasileira aumentou 0,8% de 2016 a 2017, para cerca de 207 milhões de pessoas, segundo o levantamento.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.