;

Especiais

Educação| Oferta de cursos a distância cresce; teste diz se você tem perfil

Com informações do Notícias ao Minuto
O ensino a distância (EaD) ganha cada vez mais a aceitação dos brasileiros. De acordo com o Censo do Ensino Superior 2016 - último dado oficial disponível - a modalidade já possui participação de 18,6% do total de matrículas na educação superior em todo País, atingindo quase 1,5 milhão de estudantes. Em 2006, o índice de representatividade era de 4,2%.
O notável crescimento dos cursos a distância se deve, principalmente, segundo os alunos, à flexibilidade da carga horária (44%), mensalidades mais acessíveis (27%) e localização do polo de apoio presencial (11%). A informação foi coletada na última edição do “Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado no Brasil”, estudo que mensura os principais indicadores do setor. O levantamento, que contou com a participação de 3.400 estudantes da modalidade, também constatou que 79% deles consideram a qualidade de ensino excelente ou boa, 17% aprovam de forma moderada e somente 2% apresentam insatisfação.
Apesar das facilidades e do alto nível de satisfação dos matriculados, antes de optar fazer um curso a distância, o interessado precisa saber se tem o perfil adequado para esta modalidade, que possui exigências específicas. Pensando em auxiliar os candidatos nesta importante decisão, o Quero Bolsa - principal plataforma para inclusão de estudantes no ensino superior - acaba de disponibilizar um teste para verificar a compatibilidade.
Baseada no estudo e teoria do psicólogo americano William Moulton Marston, a avaliação identifica quatro elementos no perfil da pessoa e, a partir deles, mapeia as características ligando os pré-requisitos para cursar a modalidade. No fim do questionário, a plataforma apresenta o índice de compatibilidade. “Trata-se de um teste extremamente confiável, que indica os pontos positivos e negativos, além de trazer dicas e pontos de atenção para alavancar o desempenho dos interessados”, informa Marcelo Lima, diretor de relações institucionais do Quero Bolsa.
Os interessados podem acessar o teste aqui.
Estudante troca curso presencial pelo EaD
Muitas vezes é necessário ultrapassar uma certa resistência inicial para aderir ao EaD. Foi o caso do jovem morador de Ribeirão Preto, André Arioli. Aprovado no curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2016, o estudante sofreu com o deslocamento, uma vez que os gastos com aluguel, alimentação e transporte eram bastante consideráveis. Após um ano convivendo com o cenário adverso, André tomou uma decisão corajosa. “Além do aspecto financeiro, o curso parou de agradar e a identificação já quase não existia”, revela.
No retorno à cidade natal, o jovem buscou alternativas em relação aos pontos de insatisfação do curso de Geografia. Nesse contexto, ele descobriu o Quero Bolsa ao verificar uma bolsa de estudo com 50% de desconto disponibilizada pela Estácio, no curso a EaD de História. “Inicialmente tive certa relutância. No entanto, decidi arriscar. O tempo mostrou que foi uma decisão acertada, pois me sinto mais realizado do que quando cursava a graduação anterior. Por mais absurdo que possa parecer, não tenho nenhum arrependimento de ter largado a UFG”, afirma.
Além da satisfação com o curso e a qualidade de ensino, que segundo sua visão em nada devem à universidade pública, a modalidade permite maior tempo livre e flexibilidade para cumprir todos os seus compromissos pessoais.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.