;

Especiais

Mato Grosso| Número de furtos e roubo de defensivos agrícolas cai pela metade em 2017

Com Informações do SESPMT
O número de furtos e roubos de defensivos agrícolas em Mato Grosso recuou 48,2% em 2017, na comparação com o ano anterior, conforme dados da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública. Analisadas separadamente, as ocorrências de furtos registraram queda ainda maior - 50,41% de redução. Ano passado foram 61 registros, 62 a menos do que 2016. Já nos roubos a redução foi de 33,33%, sendo 18 ocorrências em 2016 e 12 em 2017.
No caso de furtos, as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) de Nova Mutum e Sinop registraram maior queda de um ano para outro. Em Nova Mutum o número caiu de 30 ocorrências para 14. Na Risp de Sinop foram 21 ocorrências a menos, passando de 27 em 2016 para seis em 2017.
O resultado é reflexo do emprego de rondas ostensivas, por meio da Patrulha Rural, que realiza o policiamento nas áreas rurais fazendo visitas e orientando os proprietário e funcionários sobre segurança e os meios de prevenir crimes, que veio somar ao trabalho da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Judiciária Civil, que foca nas quadrilhas especializadas com a promoção de operações.
Operações foram realizadas nos municípios da baixada cuiabana e também em Primavera do Leste, Sinop, Matupá, Nova Mutum, Diamantino e Uberlândia (MG). O saldo foi de mais de 28 mil litros de defensivos apreendidos, 20 pessoas presas e 24 inquéritos instaurados nos dois anos. 
O secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia destaca a importância do trabalho em conjunto. “A Patrulha Rural feita pela Polícia Militar tem sido muito utilizada. O GCCO e as delegacias especializadas têm feito o trabalho de investigação para reduzir os índices. São fundamentais as parcerias com a sociedade civil organizada".
Gustavo ainda reforça que o trabalho é reduzir ainda mais os números, buscando as causas do problema e não só os efeitos, numa postura mais proativa.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.