;

Especiais

Mato Grosso| Definido calendário dos Jogos Escolares da Juventude

Com informações do Sael-MT
Começa em maio a maior competição envolvendo estudantes de Mato Grosso, a edição de 2018 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Com 13 etapas regionais e estaduais, o evento é realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT), em parceria com os municípios. A última edição, realizada no ano passado, mobilizou cerca de 10 mil estudantes mato-grossenses.
Podem participar das etapas estudantes com idades entre 12 e 17 anos, que são divididos em duas categorias. Enquanto na categoria B atuam os adolescentes de 12 a 14 anos (2004, 2005 e 2006), a categoria A agrupa jovens com idades entre 15 e 17 anos (2001, 2002 e 2003).
Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, o evento mobiliza as escolas, os municípios e é um importante instrumento para o uso do Esporte na formação dos alunos de Mato Grosso. “Realizar a edição dos jogos gera uma série de benefícios. Desde a formação, a inclusão social de jovens em vulnerabilidade, a redução de custos com os sistemas de saúde e segurança pública, o fomento da economia e o incentivo para a qualidade de vida das pessoas. Os benefícios atingem praticamente todos os setores”.
Os jogos são divididos em duas etapas, regional e estadual, fases que antecedem a etapa nacional, prevista para novembro e organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “As etapas regionais foram elaboradas com base nas regiões esportivas que compõem Mato Grosso”, explica Oliveira.
A primeira etapa está marcada para o dia 15 de maio e congregará os municípios da região Oeste. Ainda no mês, será realizada a etapa da região Norte. As fases regionais prosseguem até o dia 5 de agosto. Na sequência, a partir do dia 13 de agosto, começam as etapas estaduais, que seguem até setembro.
Até o momento, duas cidades foram confirmadas como sede, Querência, que entre os dias 19 e 24 de junho receberá a etapa da região Leste, e Juruena, anfitriã da regional Noroeste, que começa no dia 29 de junho. Em breve, a Sael deverá disponibilizar o caderno de encargos para as prefeituras que queiram receber as demais etapas regionais.
No site da Sael-MT, na aba “Superintendências”, “Esporte na Escola”, já estão disponíveis fichas, mapas e ofícios que devem ser preenchidos pelas delegações que participarão dos jogos.
Veja abaixo o calendário dos JEJ*:
EtapaRegiãoMunicípio / SedeData
RegionalOesteA definir15/5 a 20/5
RegionalNordesteA definir29/5 a 3/6
RegionalNorteA definir5/6 a 10/6
RegionalSudoesteA definir12/6 a 17/6
RegionalLesteQuerência19/6 a 24/6
RegionalMédio NorteA definir26/6 a 1/7
RegionalNoroesteJuruena29/6 a 4/7
RegionalSul/Sudeste "A"A definir3/7 a 8/7
RegionalSul/Sudeste "B"A definirA definir
RegionalCentro NorteA definir31/7 a 5/8
Estadual Mod. Coletivas "B"EstadualA definir 13/8 a 19/8
Estadual Mod. Coletivas "A"EstadualA definir20/8 a 26/8
Estadual Mod. IndividuaisEstadualA definir29/8 a 2/9

*Pode haver alteração nas datas das etapas

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.