;

Especiais

Brasil| Projete de lei prevê 3 anos de cadeia para quem divulgar notícia falsa

Se o projeto de lei do senador Ciro Nogueira (PP/PI) for aprovado, quem divulgar notícias falsas poderá ser preso. O congressista diz que o "direito difuso" da população receber "notícias verdadeiras" está ameaçado pelas "fake news" (notícias falsas).
O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado no aguardo de um relator. Caso seja aprovado e sancionado pela Presidência da República, a seguinte conduta será enquadrada pelo Código Penal:
"Divulgar notícia que sabe ser falsa e que possa distorcer, alterar ou corromper a verdade sobre informações relacionadas à saúde, à segurança pública, à economia nacional, ao processo eleitoral ou que afetem interesse público relevante"
Para o advogado especializado em Direito Digital Rafael Maciel, a iniciativa é impraticável e mostra um costume do Brasil de "buscar soluções para problemas que não serão resolvidos com novas leis". "O grande problema é que as compartilham as notícias falsas porque acreditam que são verdadeiras", disse Maciel. 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma força-tarefa para combater as notícias falsas nas eleições de 2018. O órgão consultivo "Internet e eleições" conta com integrantes da Polícia Federal, Exército e organizações da sociedade civil. Até o momento, já foram realizadas três reuniões e nenhuma alteração na lei eleitoral foi proposta. Com informações do Sputnik Brasil.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.