;

Especiais

Brasil| Desafios da web podem ser mortais e fazem vítimas no pais

Vez ou outra a internet pipoca com desafios perigosos entre adolescentes. Na noite de ontem, o mais recente deles tirou a vida de Adrielly Gonçalves, uma garota de apenas sete anos que, incentivada por canais no YouTube, resolveu fazer o "desafio do aerosol" e inalou desodorante.
Segundo informações da Polícia Civil de São Bernardo do Campo, em São Paulo, Adrielly estava na casa de uma vizinha enquanto a mãe trabalhava. Durante um lapso da cuidadora, a menina resolveu verificar por quanto tempo conseguiria inalar o produto. Ela foi encontrada morta pela mãe deitada em uma cama da casa.
Este, porém, não é o primeiro desafio que leva à morte de crianças no Brasil e no mundo. A Sputnik Brasil lista os mais recorrentes e que, vez ou outra, levam a dolorosas tragédias.
Desafio da Canela
O jogo surgiu no exterior em 2011 — alegadamente nos Estados Unidos — e logo se espalhou por todo mundo, incluindo o Brasil. A "brincadeira" consiste em colocar uma colherada de canela em pó na boca e tentar engolir. Pode parecer inocente, mas o produto pode trazer consequências gravíssimas como queimação das vias aéreas, lesões pulmonares, crises de asma, pneumonia e a obstrução da respiração, levando à morte por asfixia.
Em junho de 2015, o jogo levou à morte do garotinho estadunidense Matthew Rader, de apenas quatro anos de idade. De acordo com médicos legistas que atenderam o caso, a textura fina do pó fez com que o menino engasgar.
Jogo do desmaio
Popular há décadas no Brasil, o jogo do desmaio consiste em prender a respiração enquanto um amigo vem por trás e pressiona forte o peito da pessoa. Também é possível prensar contra a parede. A falta de oxigenação leva ao desmaio imediato. A brincadeira pode levar a parada cardiorrespiratória grave, lesão cerebral, crise epiléptica, hematoma, traumatismo craniano e até ao coma.
Em outubro de 2016, o jogo foi responsável pela morte do adolescente Gustavo Detter, morador da cidade de São Vicente, Paraná. O menino tinha apenas 13 anos. Para identificar se o seu filho está fazendo o desafio, os médicos alertam para sinais corporais que podem dar pistas: olhos vermelhos, marcas no pescoço, fortes dores de cabeça e desorientação.
Baleia Azul
O jogo surgiu em 2015 na rede social russa “Vkontakte” e levou vários adolescentes do país ao suicídio. O desafio se espalhou rapidamente pela Europa e chegou ao Brasil no final do ano passado. Consistia em uma série de tarefas indicadas por um "curador" como mutilação ou subir no alto de um prédio e balançar as pernas. A última era sempre o suicídio, o que "libertaria" o jogador das preocupações mundanas.
Por aqui, ficaram famosos os casos de mortes em em Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro, acendendo a luz amarela de autoridades que passaram a investigar o jogo em todo o país.
RPG
O caso do assassinato Aline Silveira Soares em outubro de 2001 gerou uma grande comoção na imprensa (e uma boa dose de sensacionalismo). À época, a garota viajou para Ouro Preto, uma cidade universitária e histórica em Minas Gerais, para participar da Festa do Doze que reúne alunos e ex-alunos da UFOP. Aline foi encontrada nua, de braços abertos e pernas cruzadas em cima de um túmulo do cemitério local com 17 facadas no corpo e os investigadores alegaram que o assassinato tinha sido motivado pelo jogo "RPG Vampiro: A Máscara". Os quatro acusados do assassinato foram inocentados em 2009, mas o RPG nunca saiu das páginas policiais.
Em maio de 2005, a Polícia Civil do Espírito Santo concluiu Douglas Augusto Guedes, a mulher dele, a Heloísa Helena Andrade Guedes, e do filho do casal Tiago Guedes tinham sido assassinados em conexão com um jogo de RPG. Tiago teria perdido uma partida para os assassinos confessos Mayderson Mendes e Ronald Ribeiro. Com informações da Sputnik Brasil.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.