;

Especiais

Mato Grosso| TJMT compra coletes à prova de balas para magistrados em situação de risco

Do G1

Quinze coletes à prova de balas foram adquiridos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Coordenadoria Militar, para magistrados que encontram-se em situação de risco e ameaça e também para aqueles que atuam em situações ostensivas.

Conforme o TJMT, desembargadores e juízes que se enquadram nesses critérios já tinham direito ao colete à prova de balas, mas que os equipamentos comprados recentemente pelo Poder Judiciário de Mato Grosso são mais resistentes e modernos, suportando, inclusive, balas de armas com calibres superiores ao 38.

Normalmente, os juízes em situação de risco entram para um programa de segurança, sob a responsabilidade da Coordenadoria Militar.


Como são de uso restrito do Exército, os coletes foram adquiridos por meio de um termo de cooperação entre o TJMT e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

De acordo com o Tribunal, os coletes balísticos são de grande qualidade e possibilitam mobilidade ao usuário, porque se ajusta ao corpo e pode ser usado por baixo do paletó ou camisa. É resistente e suporta calibres superiores ao 38.


Além de coletes, os magistrados em situação de risco têm direito à segurança 24 horas, como é o caso da juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, que mandou prender políticos e empresários em Mato Grosso é escoltada por policiais militares.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.