;

Especiais

Saúde| Costuma misturar álcool e antibiótico? Saiba os riscos

© DR
Com informações do Notícias ao Minuto
O álcool não corta o efeito do antibiótico, no entanto, misturar bebida com remédio pode trazer alguns riscos como sobrecarregar o fígado. Segundo o site VivaBem, do UOL, o que ocorre é que tanto o álcool quanto o medicamento são metabolizados no fígado e, consumir os dois ao mesmo tempo, pode sobrecarregar o órgão.
O álcool é diurético e isso influencia na concentração do medicamento no corpo. De acordo com o site, o álcool também é uma substância que irrita o sistema gastrointestinal. Portanto, é recomendado um consumo moderado, ou seja, duas taças de vinho, duas latas de cerveja ou uma dose de bebida destilada.
Outra dica dada pelo VivaBem é distanciar o horário de consumo das duas substâncias.
Há alguns antibióticos que são totalmente contraindicados para ingerir ao mesmo tempo que o álcool, entre eles o metronidazol, o cloranfinicol, o tinidazol, o furazolidona e as sulfonamidas (sulfas). Também não pode beber e ingerir antidepressivos, ansiolíticos e alguns anti-inflamatórios e analgésicos.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.