;

Especiais

Foco e Fé| 4 versículos sobre a importância do domínio próprio

Domínio próprio significa autocontrole. É o poder de dizer não a seus impulsos quando não são bons. Em um mundo de excessos, a Bíblia lista o domínio próprio como um dos frutos de uma vida orientada pelo Espírito Santo. O domínio próprio afeta várias áreas de sua vida:

1. Domínio da língua

Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato. Provérbios 10:19
A Bíblia diz que a língua é muito perigosa! Difícil de dominar, ela causa muitos problemas. O domínio próprio ajuda a ter sabedoria para manter a boca fechada quando você quer dizer algo que não devia. Muitas brigas podem ser evitadas com um pouco de domínio da língua.

2. Domínio dos desejos

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. 1 Tessalonicenses 4:3-5
Não somos animais irracionais! Com a ajuda de Jesus, podemos dominar nossos desejos sexuais. Ele nos ajuda a escolher o caminho correto e a encontrar alegria no casamento de maneira saudável. O domínio próprio evita a destruição de nossos corpos e de nossos relacionamentos.

3. Domínio da ira

'Quando vocês ficarem irados, não pequem'. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha e não deem lugar ao Diabo. Efésios 4:26-27
Dominar a ira é difícil. A ira é um sentimento poderoso, mas com a ajuda de Deus, você pode aprender a controlá-la. O domínio da ira impede de cometer muitos pecados e ajuda a trazer reconciliação.

4. Domínio do apetite

Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos. Provérbios 23:20-21
Desfrutar da comida não é errado mas comer ou beber sem ter limites é. A embriaguez e a glutonaria destroem o corpo mas o domínio próprio ajuda a mantê-lo saudável. O domínio do apetite é desfrutar dos alimentos mantendo a moderação.
Ore a Deus e vai praticando o domínio próprio em sua vida!
Fonte: Bibliaon

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.