;

Especiais

Educação| MT tem queda de 22,7% no número de inscritos no Enem; mais de 126 mil devem fazer a prova

Com informações do G1

Mais de 126 mil pessoas devem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso nos dias 5 e 12 de novembro. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, o número de inscritos neste ano é 22,7% menor do que no ano passado, quando o estado teve 163.181 participantes.

De acordo com o Inep, a queda no número de inscritos ocorreu porque o Enem deixou de certificar o ensino médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Em Mato Grosso, a prova será aplicada em 57 municípios. Do total de 126.211 candidatos, 31.056 irão realizar a prova em Cuiabá, enquanto outros 12.536 devem prestar o exame em Várzea Grande, região metropolitana da capital.

Dentre os inscritos, 9% são treineiros, ou seja, irão concluir o ensino médio após 2017, enquanto 24,8% devem concluir a graduação neste ano. Os demais candidatos (64,3%) já concluíram o ensino médio. Do total de candidatos,
Nesta edição, mais de 2,4 mil candidatos têm menos de 16 anos, enquanto 224 têm 60 anos ou mais. Além disso, as mulheres representam 58,8% dos candidatos.

Quanto às inscrições, apenas 33,9% dos participantes são pagantes. Conforme o Inep, 44,5% dos inscritos foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função de leis ou decretos e outros e 21,6% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o ensino médio na rede pública em 2017.

Atendimentos

Conforme o Inpe, foram aprovados 628 atendimentos especializados em todo o estado, sendo que a maioria dos casos é de deficiência física, baixa visão e déficit de atenção. Serão usados 1.351 recursos de acessibilidade, sendo 39 videoprovas traduzidas em Libras, o que é uma novidade desta edição. Também deverão ser realizados 416 atendimentos específicos, sendo 59,6% para lactantes.

O estado teve, ainda, três solicitações aprovadas para atendimento pelo nome social, sendo uma delas na capital.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.