;

Especiais

Brasil| Polícia faz operação para prender 42 membros de quadrilha comandada por mulher de traficante em MT


Com informações do G1 MT

Quarenta e dois membros de uma quadrilha, comandada pela mulher de um traficante, são alvos de uma operação da Polícia Civil, nesta quarta-feira (4), em Mato Grosso. De acordo com a Polícia Civil, a operação tenta desarticular uma rede de traficantes que se associou para movimentar grandes quantidades de droga e abastecimento de bocas de fumo em três bairros e outros pontos de Cuiabá e Várzea Grande. A mulher do traficante foi presa nas primeiras horas da operação.

De acordo com a Polícia Civil, além dos 42 mandados de prisão preventiva, também devem ser cumpridos 70 buscas e apreensão nos bairros Pedregal, Renascer e Jardim Leblon, em Cuiabá.

A operação denominada “Campo Minado” mobilizou 350 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães das diretorias de metropolitana e atividades especiais.

Segundo a Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), a investigação iniciou há seis meses, com uma série de denúncias informando que, após o assassinato do traficante, Enatel dos Santos Albernaz, de 37 anos, conhecido por “Maninho”, em 22 de novembro de 2015, a mulher dele passou a comandar do tráfico de drogas na região.

Conforme a polícia, depois que a participação da mulher foi descoberta, os policiais também encontraram a existência de uma grande cadeia de traficantes associados para distribuição de entorpecentes.

A mulher do traficante foi identificada como uma das 'vozes fortes' do grupo criminoso, responsável por tomar decisões e articular as transações de grande quantidade de drogas, especialmente, maconha, vinda da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

A organização, segundo a polícia, era tão estruturada, que contava com diversos ‘soldados’ do tráfico de drogas, que até era difícil manter a vigilância para identificação de pontos de comércio de drogas. Mais de 50 bocas de fumo foram catalogadas pela DRE durante a investigação, locais onde também foram feitas prisões e apreensões.

Ao longo da investigação, a Delegacia de Entorpecentes prendeu 11 traficantes, que também terão mandados de prisão cumpridos na operação “Campo Minado”. O trabalho investigativo ainda levou a apreensão de mais de 2,5 toneladas de drogas, que nem chegaram a vir para Mato Grosso. Foram apreendidas no primeiro semestre, em Ponta Porã (MS), dentro de um depósito, pela Polícia de Mato Grosso do Sul, com informações da DRE.

A Polícia Civil também descobriu que um agente penitenciário tinha participação ativa na organização criminosa. O agente, que atuava no Centro de Ressocialização do Complexo do Pomeri, foi preso na semana passada pela DRE.


O Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindespn-MT) disse em nota enviada às 10h [horário de Mato Grosso] que o homem citado pela Polícia Civil não é servidor do sistema penitenciário. O sindicato declarou que o suspeito não atua no Pomeri, mas outras unidades na função de porteiro.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.