;

Especiais

Brasil| Cursos gratuitos a distância orientam sobre direitos do consumidor

Com informações do Notícias ao Minuto
A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) abriu 1,7 mil vagas para dois cursos gratuitos, na modalidade a distância, abertos à população em geral e aos membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor ( que congrega Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacias de Defesa do Consumidor, Juizados Especiais Cíveis e Organizações Civis de defesa do consumidor).
A carga horária é de 20 horas e a duração, de três semanas. As inscrições podem ser feitas pelo portal da ENDC.
O primeiro curso, sobre publicidade e oferta de produtos e serviços, vai oferecer 700 vagas e encerra as inscrições no próximo domingo (24). As aulas estarão disponíveis de 10 a 30 de outubro. A segunda oportunidade faz uma abordagem específica dos princípios e direitos básicos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e encerra as inscrições em 1º de outubro. O período das aulas será de 24 de outubro a 13 de novembro. Serão ofertadas até mil vagas.
Confira mais detalhes sobre cada um dos cursos. 
Oferta e Publicidade
Objetivo: identificar, segundo o Código de Defesa do Consumidor, as características da oferta de produtos e da publicidade, bem como os direitos dos consumidores envolvidos
Público-alvo: cidadãos e membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) 
Duração: três semanas
Carga-horária: 20 horas
Inscrições: até o próximo domingo (24)
Número de vagas: 700
Período das aulas: de 10 a 30 de outubro
Princípios e Direitos Básicos do Código de Defesa do Consumidor (CDC)
Objetivo: oferecer compreensão sobre a Política Nacional das Relações de Consumo e ampliar o conhecimento dos direitos dos consumidores
Público-alvo: cidadão e membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC)
Duração: três semanas
Carga-horária: 20 horas
Inscrições: até 1º de outubro
Número de vagas: 1.000
Período das aulas: de 24 de outubro a 13 de novembro 
Consumidor mais forte
Criada em agosto de 2007, a Escola Nacional de Defesa do Consumidor oferece cursos presenciais e a distância de formação e capacitação dos agentes e técnicos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) em todo o Brasil. O objetivo é aprimorar a qualidade da assistência aos consumidores, além de fortalecer a defesa do consumidor no País. No campo político, os conhecimentos que são passados sobre relações de consumo também contribuem para a elaboração de políticas públicas.
A formação oferecida pela escola é voltada para a disseminação de conteúdos didáticos e instrutivos para o consumidor, relativos aos seus direitos. Os cursos a distância são gratuitos e abertos também para a sociedade, o que contribui para o avanço do exercício da cidadania. Entre 2009 e 2016, a ENDC ofereceu 101 cursos presenciais (exclusivos para membros do SNDC) e 162 na modalidade a distância.  Com informações do Portal Brasil.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.