;

Especiais

Tecnologia| Velocímetro que mede a velocidade da Internet calcula a perda em reais

Com informações do Notícias ao Minuto
A PROTESTE – Associação de Consumidores – pensando nos problemas apresentados pelas empresas de telefonia de Internet fixa no Brasil, lançou nesta segunda-feira (10) a campanha “Velocímetro”. Essa campanha tem como objetivo ajudar as pessoas a saberem quanto da velocidade contratada elas realmente estão recebendo e quantos reais estão perdendo.
A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) acompanha mensalmente 14 indicadores de qualidade do serviço de Internet fixa no país. A análise dessas informações demonstra a baixa qualidade do serviço prestado pelas empresas e a falta de interesse, incentivos e punições adequadas para uma significativa melhoria para os seus clientes.
Um resultado geral que ilustra bem essa estagnação é o percentual de indicadores cujas metas foram atingidas. Esse percentual quase sempre esteve abaixo dos 70%, e quando passou disso foi por muito pouco e não durou muito. Nos três primeiros meses de 2017 apenas 65,6% das metas de qualidade foram cumpridas pelas companhias, resultado inferior aos 67,9% de 2014. Ou seja, a situação piorou em vez de melhorar.
De acordo com os resultados da pesquisa de satisfação realizada, com 3.464 pessoas, pela PROTESTE, 40% das pessoas entrevistadas disseram receber menos velocidade, de Internet fixa, do que a contratada. Diante desse resultado a Associação criou a campanha do Velocímetro, para que as pessoas que estão sendo prejudicadas recebam a velocidade contratada e passem a pagar apenas por aquilo que estão recebendo.
O teste, por meio do Velocímetro, precisa ser feito com o computador conectado diretamente no cabo – não pode ser via Wi-Fi, porque o sinal tem uma perda inerente à tecnologia. As informações ficarão gravadas no site da PROTESTE e é necessário que essa medição seja feita, preferencialmente, todos os dias, por pelo menos 30 dias. Após a medição, a ferramenta informará qual é a velocidade da Internet e, ainda, se for o caso, calculará a perda do consumidor em reais.
Dessa forma, e com o apoio do registro mensal, o consumidor poderá avaliar se houve divergência entre a velocidade contratada e a que realmente foi recebida. De acordo com a ANATEL, a velocidade média mensal não pode ser inferior a 80% do plano contratado. Com essas informações a PROTESTE poderá reivindicar, junto às empresas e ao governo, providências e reparações.
Em um caso em que o consumidor procurou a PROTESTE para reclamar que havia contratado 120 Mbps, mas não recebeu além de 15 Mbps. Mostramos como ele poderia ser reivindicar um abatimento proporcional a R$ 78,00, referente ao mês em que o problema ocorreu.
Para que isso seja possível basta entrar no site www.proteste.org.br/velocimetro, preencher as informações e fazer a medição continuamente. Caso o consumidor queira saber mais informações sobre a campanha, basta entrar em contato com a PROTESTE através do número 0800-282-2208.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.