;

Especiais

Mato Grosso| Governo atua na capacitação de prefeituras para captação de recursos via convênios

Com informação do Sepan-MT
O Governo do Estado tem atuado para ampliar a captação de recursos via convênios por parte dos municípios. Um exemplo deste trabalho tem sido realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-MT), em que a pasta capacita técnicos de prefeituras a identificarem programas disponíveis para captação de recursos, a elaborarem projetos, formalização de convênios junto à União, ao Estado, os executarem, e prestarem contas dos mesmos.
"Nossa gestão está aproximando o Estado dos municípios, integrando as equipes técnicas para que o recurso desembolsado pelo Governo, seja ele estadual ou federal, efetivamente seja utilizado em benefício da população, e não fique parado por erros técnicos e burocracia. Estamos garantindo cursos e preparando outros materiais de apoio para quem trabalha no desenvolvimento destes convênios", destacou o secretário executivo de Planejamento, Anildo Cesário Correa.
A Seplan-MT, em nome do Estado de Mato Grosso, aderiu à Rede Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse). Trata-se de uma rede que tem por objetivo o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União. Um curso, com cinco turmas foi ofertado nestes meses de julho, agosto e setembro, sendo que em uma das turmas, as vagas foram destinadas aos órgãos estaduais, três turmas aos municípios, e uma às entidades não governamentais.
"A busca por recursos é uma constante no setor público, em especial nas prefeituras. Existem recursos da União que são descentralizados por meio de programas, porém eles não são suficientes para atender toda a demanda nacional. Neste cenário, é importante que as prefeituras apresentem projetos consistentes, construídos com técnica apurada, destacando-se em meio a milhares de pedidos, e uma vez firmado o convênio, a sua execução deve acontecer corretamente para garantir novas captações", destacou a Superintendente de Convênios, Daniela Sampaio Steinle.
Pelo levantamento realizado pela Seplan-MT, no ano de 2015 os municípios captaram junto à União via convênios aproximadamente R$ 73 milhões, em 2016 este montante foi de aproximadamente R$ 109 milhões. "É competência da Seplan orientar e prestar suporte técnico aos órgãos, municípios e OSC’s quanto à formalização, execução e prestação de contas de convênios e parcerias, isto posto, existe um monitoramento constante que visa identificar problemas sofridos pelos usuários e, assim, auxiliá-los a sanar os mesmos. Este apoio visa auxiliar a regularidade do município para captação de novos convênios", ressaltou Keila Sanches.
Nesta mesma linha, será realizado pela Seplan o segundo Fórum Estadual de Convênios. O evento será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado nos dias 14 e 15 de agosto.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.