;

Especiais

Educação| Provas do Enem em dois domingos permitem revisão e descanso

Com informações do Portal Brasil
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 será aplicado em dois domingos consecutivos, 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana.
A mudança beneficia alunos sabatistas, de religiões que guardam o sábado, e todos os demais candidatos, que ganham mais tempo para revisar o conteúdo e descansar.
No primeiro domingo, serão aplicadas as provas de ciências humanas, linguagens e redação, em 5 horas e meia de duração. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza, em 4 horas e meia.
O professor de redação João Lucas Dutra, do cursinho Vestibular Cidadão, orienta que os alunos não estudem com tanta intensidade entre os dois finais de semana.
“A prova é muito conexa. Quem fez primeiro domingo, irá conhecer o estilo de prova e, durante essa semana, pode tirar informações até de um filme e pensar em como isso pode auxiliar na prova seguinte”, explica. 
No primeiro domingo, recomenda o professor, eles não devem iniciar a prova pelo texto: “No meio da prova, você pode encontrar um texto que possa usar na redação. O Enem pede sempre um texto dissertativo argumentativo, e ao deixar para fazer a redação no fim, o aluno busca informações que podem ser usadas de maneira intertextual, o que conta muito na hora da correção”.
“Colocar um pensamento de história, sociologia, até de química e física, é positivo para o corretor porque ele vê que o aluno tem um pensamento crítico, além da receita de bolo”, afirma Dutra. Ele ressalta ainda a importância de se produzir um rascunho, antes do texto final, para correção de erros, e que os alunos destinem no mínimo uma hora para a escrita.
Consulta aberta
O novo formato de provas foi escolhido pela população em consulta aberta realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro e fevereiro: 42% votaram por provas em dois domingos seguidos; 34% por domingo e segunda-feira e 23% pela manutenção das provas em apenas um fim de semana.
Antes, os sabatistas entravam no local de prova junto com os outros estudantes, mas aguardavam até às 19h para começar a responder à prova. Em 2016, foram 76 mil inscritos com essa especificidade. 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.