;

Especiais

Educação| Mais de 350 mil alunos serão atendidos pelo Programa Saúde na Escola em MT

Com informações do SES-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) finalizou o cadastramento das escolas que vão desenvolver atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), no contexto escolar, sob a assessoria da SES. Essas escolas estão distribuídas entre os 136 municípios que aderiram ao programa. Isso significa que das 141 cidades mato-grossenses, apenas cinco não fizeram a adesão, mesmo com a prorrogação do prazo, que ia até o dia 14 de junho, e foi prorrogado para o dia 23.
Com 96% de adesão, Mato Grosso está entre os dez estados com maior adesão no país. No total são 1.273 escolas cadastradas e, dessas, 888 são consideradas prioritárias, atingindo um número de 357.361 estudantes e com 360 equipes de servidores dos municípios. Em relação às creches municipais, foram cadastradas 324 creches que atendem 34.526 crianças.
São consideradas prioritárias as creches públicas e conveniadas do município; escolas do campo; escolas nas quais estiveram matriculados em 2016 adolescentes em medidas socioeducativas; e escolas que tenham dentre os educandos matriculados pelo menos 50% deles pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Não aderiram ao programa os municípios de Castanheira, Curvelândia, Gaúcha do Norte, Pontal do Araguaia e Sapezal. “Essa etapa do PSE começa neste ano e vai até 2018. Portanto, uma próxima oportunidade de adesão só seria possível no ciclo 2019”, explicou Milton Fleury, técnico da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde COPHS/SAS/SES/MT.
De acordo com a técnica do PSE Sirley Gomes de Lima, durante a execução do Programa as ações no município são apoiadas pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Federal e pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual, por meio das Secretarias estaduais de Saúde e de Educação. A segunda etapa, que é a execução, terá início ainda no mês de julho, momento em que serão trabalhadas doze ações voltadas à prevenção e promoção da saúde nas escolas.
Os objetivos do Programa são promover a saúde e a cultura da paz para reforçar a prevenção de agravos e fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e educação, e a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes. Dessa forma, todos são envolvidos para favorecer as ações para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento escolar.
“Destaca-se que os gestores municipais da Saúde e da Educação, corresponderam à necessidade de articulação permanente entre a saúde e a educação e, sensibilizados, garantiram a adoção de uma estratégia tão importante e efetiva para a qualidade na gestão do cuidado às crianças, adolescentes e jovens em seus territórios, que é o Programa Saúde na Escola”, disse Fleury.
O ciclo do PSE terá duração de 24 meses, com abertura para ajustes das informações e do Termo de Compromisso após 12 meses do início da vigência.
O incentivo financeiro de custeio às ações do Programa será repassado fundo a fundo, anualmente, em parcela única, por intermédio do Ministério da Saúde no valor de R$ 5.676,00, para os municípios que tenham de 1 a 600 inscritos. Esse valor terá acréscimo de R$ 1.000 a cada intervalo entre 1 e 800 educandos inscritos.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.