;

Especiais

Economia| Saque do FGTS inativo termina no dia 31; veja como retirar o dinheiro

Com informações do Notícias ao Minuto
Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para saque do dinheiro das contas inativas do FGTS.
O benefício, de acordo com a Caixa Econômica Federal, é válido para os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até o fim do ano de 2015, informou a Folha de S.Paulo.
Veja como fazer o saque:
O que é necessário para sacar o FGTS inativo e até quando pode ser retirado?
Ter contrato de trabalhos antigos, dos quais pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. O prazo para saque das contas inativas se encerra em 31 de julho.
Após esse prazo, Depois disso, o dinheiro só poderá ser acessado seguindo as regras gerais do fundo de garantia, como a compra da casa própria, na aposentadoria ou em caso de doenças graves.
Posso transferir o dinheiro do FGTS para outro banco?
Sim. Durante o horário bancário, as transferências são feitas via TED, e o dinheiro cai na conta no mesmo dia. No Doc, o dinheiro fica liberado no dia útil seguinte.
Não consegui sacar o FGTS. Vou ficar sem o dinheiro?
Quem não conseguiu sacar o dinheiro porque o empregador não deu baixa na carteira precisa levar o termo de rescisão de contrato de trabalho até o dia 31.
Já quando há um problema na Caixa, o trabalhador poderá receber depois do prazo se fizer o pedido até o fim do mês. A Caixa terá mais um mês para solucionar o problema.
É vantajoso sacar o FGTS inativo?
O dinheiro parado no FGTS tem rentabilidade baixa (de 3% ao ano mais TR), abaixo da inflação. Já na poupança, o dinheiro renderia mais 6,17 ao ano mais a TR.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.