;

Especiais

Economia| Confira dicas para economizar energia elétrica no inverno

Com informações do Notícias ao Minuto
A onda de frio que invadiu o Brasil neste inverno pode ter impacto nas contas de energia elétrica. O uso de chuveiro elétrico em temperatura mais alta, secador de cabelo e aquecedor de ambiente são alguns dos vilões. Além disso, a tarifa que será aplicada no mês de julho tem a bandeira amarela, ou seja, um acréscimo de R$ 2 a cada 100kWh consumido. Para não sentir o impacto no bolso, o Instituto Akatu para o Consumo Consciente reuniu dicas publicadas pelo "Extra" para o uso mais eficiente de eletrodomésticos.
Chuveiro
Evite banhos longos. O instituto cita que se cada pessoa diminuísse em um minuto o seu tempo diário de banho, a energia economizada em um ano equivaleria a mais de 10 dias de operação em capacidade máxima da usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do Brasil.
Lâmpadas
Como há menos luminosidade, a tendência é de mantermos as luzes acessas por mais tempo durante o inverno. Para reduzir o valor da conta, substitua as lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED. Além, é claro, de lembrar-se de apagar as luzes quando deixar os recintos.
TV
Como mostra o estudo, se todos desligássemos a televisão uma hora a mais por semana, a eletricidade economizada em um mês seria suficiente para abastecer cidades com 148 mil habitantes por um mês.
Computador
Desligue o equipamento sempre que for ficar mais de duas horas sem usar. Já o monitor, deve ser desligado a partir de 15 minutos sem uso.
Geladeira
Evite abrir a porta da geladeira sem necessidade. Para colocar ou retirar os alimentos, tente se organizar para fazer tudo de uma vez. Outra dica é verificar se a borracha da porta está em boas condições, pois é ela que isola a temperatura. Comidas quentes também aumentam o consumo.
Máquina de lavar
Acumule o máximo de peças possível. Assim, além de poupar energia, vai também economizar água.
Ferro de passar
Também junte o máximo de peças para passar de uma só vez e separe por tipo de tecido. A recomendação é começar com as roupas que exigem temperaturas mais baixas e depois aumentar para passar as de algodão, por exemplo. Pendurar as roupas ainda molhadas em cabides também pode ajudar, pois, dependendo do tecido, elas desamassam naturalmente e não precisam ser passadas.
Ao comprar um eletrodoméstico, procure o selo Procel ou etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indicam os produtos mais econômicos.
Vale lembrar que os cuidados devem ser tomados o ano todo, independentemente da estação.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.