;

Especiais

Brasil| Ministério recua de portaria que fala de 'integração' de índios

Da Redação com Notícias ao Minuto 
Alvo de críticas e de um pedido de esclarecimentos enviado pela PGR (Procuradoria-Geral da República), o Ministério da Justiça informou na quarta-feira (12), por meio de sua assessoria, que deverá ser publicada uma nova portaria para substituir a que fala de ações para a "integração social" de índios e quilombolas.
A portaria criticada, datada do último dia 6, foi assinada pelo ministro Torquato Jardim e instituiu um grupo de trabalho com a finalidade de "formular propostas, medidas e estratégias que visem à integração social das comunidades indígenas e quilombolas".
O grupo seria formado por cinco pessoas, das quais duas eram policiais, um da Rodoviária Federal e outro da Polícia Federal. O grupo, que poderia "convocar e convidar técnicos e servidores para apresentarem análises e relatórios necessários", teria 15 dias para apresentar um "plano de trabalho". Segundo a assessoria, uma nova portaria deverá ser publicada no "Diário Oficial" desta quinta-feira (13). O texto não foi antecipado.
O documento do dia 6 teve grande repercussão negativa entre indigenistas, antropólogos e indígenas. Nesta quarta-feira, o subprocurador da República Luciano Mariz Maia, coordenador da a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão da PGR afirmou em ofício a Torquato Jardim que "aparentemente, a instituição de grupo com objetivo de 'integração social' dos índios e dos quilombolas viola a ordem constitucional e tratados internacionais de direitos humanos".
"Tendo em vista que a Constituição reconhece a República Federativa do Brasil como um Estado pluriétnico e multicultural, o que também é implementado pela Convenção nº 169 da OIT (ratificada pelo Decreto nº 5.051, de 19 de abril de 2004), estão absolutamente superadas as políticas de assimilação e integração de grupos minoritários", escreveu Maia.
Tais políticas, segundo o subprocurador, estavam "previstas anteriormente em dispositivos não recepcionados da lei nº 6.001/73 (Estatuto do Índio)".O subprocurador também anotou que não há indígenas no grupo de trabalho que tratará de interesse direto dos povos indígenas, "o que também indica violação à autonomia e à auto-organização, bem como ao direito de consulta livre, prévia e informada, conforme previsto na Convenção 169 da OIT".
Maia encaminhou ao ministro da Justiça uma série de dúvidas, como os fundamentos para a criação do grupo, "as justificativas fáticas antecedentes para sua criação", os critérios para a composição do grupo e "especialmente para a não participação de índios e quilombolas".
Procurado pela reportagem, o Ministério da Justiças informou, em nota: "O Brasil tem um compromisso histórico e a obrigação constitucional de cuidar das demandas indígenas. Uma opção compatível com os pilares da gestão pública eficiente é criar um grupo de trabalho multidisciplinar para encontrar soluções viáveis às demandas existentes, muitas que remontam há anos.
A portaria será republicada hoje [13] com redação em conformidade com as orientações deste Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os grupos de trabalho foram organizados a partir de indicações feitas pelos órgãos internos, donde natural a participação de todas as carreiras que compõe seu quadro de servidores".

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.