;

Especiais

Região| Presidente do Tribunal de Justiça de MT visita Alto Araguaia para implantação da Terceira Vara Criminal

Com informações da Assessoria Prefeitura de AIA

O Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), desembargador Rui Ramos Ribeiro, esteve em visita a Comarca de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Recepcionado pelos juízes da Comarca e pelo prefeito municipal, Gustavo Melo (PSB), a vinda até o município objetiva conhecer a estrutura física do Poder Judiciário para instalação da Terceira Vara Criminal, e atender as demandas dos servidores, advogados e jurisdicionados. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (21), no salão do Júri Desembargador Cácio Correa Curvo.

Com a criação da Vara Criminal, o município terá maior agilidade na prestação dos serviços, que hoje contam com duas Varas e tramitam aproximadamente 12 mil processos. Um dos passos para a implantação foi dado em visita do chefe do executivo com representantes de diversos órgãos do município, na sede do TJ, em Cuiabá, na última semana.

"É um anseio da comunidade e nós cobramos junto ao governador, também dialogamos com os gestores da Comarca de Alto Araguaia e hoje demos um passo importante, onde o desembargador veio in loco conhecer a estrutura. Vamos trabalhar em parceria para concretizar este anseio de todos", disse o prefeito Gustavo Melo.

O Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Desembargador Rui Ramos Ribeiro, falou que as condições físicas são perfeitamente adequadas para a instalação de mais uma vara. “Temos a possibilidade imediata da instalação após algumas medidas que temos que tomar administrativamente, inclusive para a criação do quadro de novos servidores, o que tem que passar por lei. Até o final do ano poderá, ainda, estar em plena atividade toda esta nova Vara”, comenta o Desembarcador.

Para o Presidente do TJ de Mato Grosso, nos tempos atuais, a necessidade é grande para dar celeridade e eficácia no âmbito criminal. “A presença de um juiz criminal contribui para a diminuição de casos. A celeridade nos processos, faz com que as pessoas vejam a cidade com uma justiça mais firme e promissora. Isso atrai investimentos, migração e o progresso”, finaliza Rui Ramos.

A juíza de Direito da 1ª Vara, Cristiane Padim da Silva, vê a vinda de Rui Ramos com satisfação profissional e enquanto cidadã de Alto Araguaia. “É um momento importante para todos. Tenho certeza que a promessa do desembargador será cumprida ainda durante a gestão dele, o que vai ajudar na eficiência da prestação jurisdicional. Assim, daremos uma resposta mais rápida para que a sensação de impunidade se desfaça”, comenta.

“A instalação se faz extremamente necessária. Hoje, as duas Varas aqui existentes são mistas, cuidam de questões cíveis e criminais, e a gente luta incessantemente para combater a impunidade. Então, com a vinda da Vara especifica das ações criminais, será um instrumento a mais para o combate ao crime”, disse o juiz de Direito da 2ª Vara, Pierro de Faria Mendes.

Também participaram da reunião a comitiva do presidente, composta pelo juiz auxiliar da presidência Tulio Duailibi, o vice-diretor-geral Eduardo Campos, o coordenador miliar do TJMT, coronel Rhaygino Setúbal. De Alto Araguaia, estiveram presentes o promotor de Justiça, João Batista; o delegado de Polícia Civil, Carlos Roberto; o sub-comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Murilo Bezerra; a presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Deusânia Marques Vilela, vereadores, o prefeito de Araguainha (MT), Silvio Morais Filho, entre outras autoridades.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.