;

Especiais

Região| Agentes penitenciários descobrem túnel e evitam fuga em massa na cadeia pública de Alto Araguaia

Com Informações Aia 3
Um túnel de aproximadamente 1,3 metro de extensão e um metro de largura foi descoberto neste domingo (14/05) por agentes penitenciários no pátio da cadeia pública do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) após deflagração da ‘Operação Papai Chegou’. A ação evitou o que seria uma fuga em massa da unidade prisional.
O diretor em exercício da unidade prisional em Alto Araguaia, Djalma Alves, acredita que faltavam 20 cm de escavações para ocorrer uma fuga em massa pelos fundos da unidade. 
O túnel daria acesso do pátio para a horta. Depois era só pular um muro que dá acesso a uma loja de materiais de construção. Caso a ação não fosse frustrada, cerca de 60 presos teriam fugido da unidade.A fuga estaria planejada para acontecer nos próximos dias. A unidade possui atualmente 84 detentos. As informações são que pelo túnel escavado no pátio da unidade planejavam fugir os presos das celas um, dois e três. O buraco foi descoberto depois que os agentes fizeram o serviço de ronda após o período de visitas neste final de semana. Eles estranharam um amontoado de cobertas no pátio da unidade utilizado pelos detentos para camuflar a terra durante a escavação.
Depois da descoberta do túnel, os agentes prisionais ainda apreenderam barras de ferro, duas vasilhas que possivelmente eram utilizadas para retirar e transportar a terra, nove celulares e drogas, aparentando ser maconha.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para periciar o material recolhido. A ‘Operação Papai Chegou’ envolveu 10 agentes prisionais.