;

Especiais

Mato Grosso| Secretaria de Saúde capacita técnicos de Vigilância em Saúde

Com informações da Assessoria
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) realizou a oficina “Fortalecimento das capacidades de vigilância em respostas à saúde pública”. A ideia é fortalecer o trabalho do Centro, que atua nas emergências de surtos de doenças, epidemias e desastres que podem vir a ocorrer no estado.
A Oficina foi ministrada durante dois dias por técnicos do Ministério da Saúde do Cievs Nacional, da Equipe de Respostas Rápidas as Emergências em Saúde (Epi SUS), e pelo Centro de Gerenciamento de Informações sobre Emergências em Vigilância Sanitária (eVISA), lançado pela Anvisa em outubro de 2014.
Participaram das atividades representantes da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, bem como representantes da Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e da Saúde do Trabalhador da Pasta Estadual. Técnicos dos Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAF), e do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) também estiveram presentes no evento.
De acordo com a responsável técnica pelo CIEVS, Marlene da Costa Barros, as resposta dos técnicos têm que ser oportuna e repassada à população de modo geral bem como para o Ministério da Saúde em menos de 24 horas, dependendo do caso, e esse foi justamente o objetivo da oficina.
O próximo curso de capacitação para os técnicos, inicialmente apenas do estado, está prevista para ocorrer até outubro deste ano.
Para notificação de possíveis surtos, a população pode denunciar através do 0800 647 1201 ou através do e-mail notifica@ses.mt.gov.br.
Ações desenvolvidas pelo CIEVS
Coletar informações e identificar emergências epidemiológicas, por meio de notificação telefônica, ou eletrônica ou busca de informações nos principais meios de comunicação (Clipping) ou por meio de demandas programadas resultado da avaliação e monitoramento da situação de saúde do Estado;
Analisar, monitorar, sistematizar, pesquisar e responder, de forma oportuna e de modo contínuo e sistemático as emergências em saúde;
Cooperar com as áreas técnicas da SVS/SES ou SMS na formulação de Planos de Respostas às emergências em saúde, além de monitorar e avaliar a sua implementação e execução por meio de informações epidemiológicas oportunas, dentre outras ações necessárias.
Disponibilizar as áreas técnicas da SVS/SES, estrutura física e tecnológica para a análise de situação de saúde dos programas prioritários da SVS/MS.
Monitorar e avaliar a implementação dos planos de respostas às emergências epidemiológicas, para os eventos de relevância estadual e nacional.
Estabelecer articulação interinstitucional para otimizar a resposta às emergências epidemiológicas.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.