;

Especiais

Mato Grosso| Maior aeroporto de MT melhora em pesquisa de satisfação após investimento em ar-condicionado


Com informações do G1

O aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, apresentou a maior evolução no índice de satisfação geral de um aeroporto na Pesquisa de Satisfação dos Passageiros, divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Em pesquisas anteriores, o aeroporto já foi considerado o pior do país por diversas vezes.

Segundo o ministério, o crescimento foi de 23% em um ano: a nota passou de 3,29 nos primeiros três meses de 2016 para 4,04 nos meses de janeiro a março deste ano. O aeroporto ainda aparece entre os mais baixos na avaliação geral dos usuários. Entre os 15 aeroportos pesquisados, o Aeroporto Marechal Rondon ficou em 14º lugar no ranking geral. O pior aeroporto do país, na avaliação dos passageiros, é em Salvador (3,83), na Bahia.

Pelo que foi percebido na pesquisa, a melhoria foi puxada, principalmente, pelo indicador de conforto térmico do aeroporto. A limpeza regular dos filtros, o aumento da potência e a redução da temperatura dos aparelhos de ar-condicionado foram medidas que causaram impressão imediata nos usuários do terminal. Resultado: a nota dos passageiros na pesquisa subiu 19%, passando de 3,42 no último trimestre de 2016 para 4,06 neste primeiro trimestre.

A pesquisa também apontou que os passageiros perceberam as mudanças: melhoria na qualidade da internet/wi-fi, maior quantidade de totens para realização do check-in, mais tomadas instaladas, banheiros, elevadores e esteiras reformados e organização na fila de embarque e desembarque no meio-fio.

No indicador de infraestrutura aeroportuária, os itens mais bem avaliados foram os que dizem respeito à inspeção de segurança, ou seja, raio-X: tempo de fila (4,53), cordialidade dos funcionários da inspeção (4,49) e confiabilidade da vistoria (4,39). Também foram bem avaliados os itens de qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem (4,32), limpeza geral (4,18) e sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto (4,13).

Questões como disponibilidade de caixas eletrônicos, lanchonetes, lojas comerciais e estacionamento são as que mais comprometem o desempenho do terminal.

Obra


A obra completa do aeroporto Marechal Rondon está orçada em R$ 84,63 milhões e até o momento já foram executados 80% dos serviços. A previsão é de entrega final no mês de agosto de 2017. Em 2016, a movimentação de pessoas no complexo chegou a 2,8 milhões, segundo dados da Infraero. A projeção para 2017 é que a base cresça para até 3,2 milhões de passageiros no ano.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.