;

Especiais

Mato Grosso| CNH é impressa com QR Code

Com informações da Assessoria 
As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH’s) emitidas, em maio, pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) cumprem a exigência da resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que inclui o código de barras bidimensional denominado Quick Response Code (QR Code), no verso do documento.
O Diretor de Habilitação, Fernando Lopes, esclareceu que a exigência junto à empresa terceirizada, responsável pela confecção da CNH no Estado, foi ajustada em tempo hábil para cumprir o prazo determinado pela resolução.
“O código tem como prerrogativa inibir falsificações e fraudes do documento e toda medida de segurança é sempre bem vinda. Assim que tomou conhecimento da resolução, a empresa convocou sua equipe e fez os devidos ajustes, com isso conseguimos emitir o documento dentro do padrão no primeiro dia útil do mês”, afirmou o diretor.
Com equipamentos específicos ou por aplicativo de celulares qualquer pessoa poderá verificar a veracidade do documento. Os órgãos de fiscalização e agentes de trânsito desenvolverão seu trabalho com mais rapidez e segurança. Ao fazer a leitura, o aplicativo mostra as informações do condutor contidas no sistema de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
O diretor enfatiza que não é necessário fazer a troca do documento se está no prazo de validade. “O QR Code é exigido apenas para a CNH que foi emitida ou que venceu a partir do dia 1º de maio deste ano. Não há necessidade de troca se o documento ainda não venceu”, explica Fernando.
O aplicativo Lince, que faz a leitura do código, foi criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e está disponível para Android e iOS.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.