;

Especiais

Brasil| Depoimento de Lula a Moro: conheça as teses de acusação e de defesa

Do Notícias ao minuto
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva presta depoimento nesta quarta-feira (10) ao juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba, sobre o caso que envolve um triplex no edifício Solaris, no Guarujá. O imóvel teria sido usado como moeda de trocar para que a construtora OAS atuasse em obras da Petrobras. As informações são do El País Brasil.
A denúncia foi apresentada em setembro de 2016 pelo procurador Deltan Dallagnol. Na ocasião, ele descreveu o ex-presidente como "maestro de uma organização criminosa", usando um power-point polêmico em que palavras como "José Dirceu", "Petrolão", "Mensalão" e "Vértice comum" convergiam para o nome de Lula.

Formalmente o apartamento está registrado em nome da OAS. De acordo com a denúncia da força-tarefa da Lava Jato, o imóvel estaria "reservado" para Lula. O fato aparece em em depoimentos de ex-executivos da empresa, inclusive ex-presidente da empreiteira, Leo Pinheiro, que negocia um acordo de delação premiada com a Justiça.
A defesa de Pinheiro entregou à Justiça documentos para corroborar com a tese de que Lula seria o beneficiário final do imóvel no litoral paulista. Entre as provas, há registros de que veículos registrados em nome do Instituto Lula passaram pelos pedágios rumo a Guarujá entre 2011 e 2013. Os documentos, porém, não apontam que eles se dirigiram para o edifício Solaris. Também há registros de e-mail que confirmam reuniões entre Pinheiro e Lula no período.
Já a defesa de Lula argumenta que as provas concretas apresentadas são bastante tênues e que Lula nunca foi proprietário. Os advogados do ex-presidente alegam que os documentos apresentados “provam que a empresa [OAS] não somente era dona, mas usava seu apartamento tríplex no Guarujá como garantia em contratos com terceiros”.
“Se o apartamento estivesse destinado ao ex-presidente da República, a OAS jamais o teria oferecido como garantia em um contrato”, afirmam os advogados de Lula.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.