;

Especiais

Cultura| Atividades gratuitas estimulam interesse das crianças pela leitura


A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo promove diversas atividades para destacar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no dia 18. A iniciativa pretende despertar o interesse das crianças pelas publicações impressas, a partir de ações interativas, de 18 a 30 de abril.
Instituições como as Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, além das Fábricas de Cultura, desenvolveram maneiras de deixar a leitura mais descontraída. Contações de histórias, brincadeiras, músicas e tecnologias são algumas das propostas para estimular o costume de manusear as obras.

Projetos semanais
Semanalmente, as Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos realizam duas atividades gratuitas voltadas ao público infantil: a Hora do Conto e o Lê no Ninho. A Hora do Conto apresenta companhias de contação de histórias, como os grupos Girasonhos e Mãos de Fada, que interpretam textos modernos e clássicos da literatura infantojuvenil, com fantasias e cenários.
Já o projeto Lê no Ninho foi elaborado para bebês e crianças entre seis meses e quatro anos. Com duração de 45 minutos, as sessões permitem que os pequenos tenham o contato inicial com as publicações por meio de livros-brinquedos, fantoches e chocalhos. A tecnologia também faz parte do programa, que passou recentemente a usar tablets.
Um dos objetivos das ações é estimular que os pais repitam as experiências em casa. “A criação de vínculos afetivos, com o incentivo de que o adulto leia para um jovem, e a seleção de conteúdos adequados são essenciais nessas missões”, ressalta Pierre André Ruprecht, diretor-executivo da SP Leituras, organização social responsável pela gestão das Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos.
Desenvolvimento dos jovensAs Fábricas de Cultura promovem atividades como contação de histórias, saraus e rodas de conversa nas bibliotecas das dez unidades do projeto, localizadas no Parque Belém, Vila Curuçá, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Sapopemba, Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã, Brasilândia, Jardim São Luís e Capão Redondo.
De acordo com Mônica Rodrigues, educadora da Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes, o hábito de leitura na infância representa um dos principais mecanismos de aprendizagem dos jovens. “Ler desperta o interesse pela linguagem, pelos saberes ancestrais combinados aos da contemporaneidade e instiga o corpo a realizar uma aventura de desenvolvimento pelo mundo”, completa a educadora.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em 2002 para comemorar o aniversário de Monteiro Lobato e ressaltar a importância das obras do escritor para o universo da Literatura Infantojuvenil Brasileira.

Noticias ao minuto 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.