;

Especiais

Brasil| CUT: escândalos e crise econômica impulsionam candidatura de Lula

O aumento das denúncias de casos de corrupção envolvendo nomes do primeiro escalão do governo, a melhora da economia que não é sentida pela população e a rejeição crescente às reformas da Previdência e a trabalhista têm contribuído para o aumento das intenções de voto no ex-presidente Lula segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Pesquisa encomendada pela Central e divulgada semana passada pelo Instituto Vox Populi mostra que Lula venceria com larga vantagem todos os candidatos na eleição de 2018 tanto no primeiro quanto no segundo turnos. A sondagem foi realizada com 2 mil pessoas em 118 municípios entre os dias 6 e 10 deste mês e tem margem de erro de 2,2% para menos ou para mais. Se o segundo turno, fosse hoje, Lula venceria Aécio Neves (PSDB) por 50% a 17%, Marina Silva (Rede) por 49% a 19% e João Dória (PSDB) por 53% a 16%.

O mesmo levantamento mostra um dado preocupante para o governo. A avaliação negativa do presidente Michel Temer, que atingiu 55% na última sondagem do instituto subiu agora para 65%, com apenas 5% dos entrevistados considerando boa ou ótima sua gestão. No Nordeste, no entanto, a desaprovação de Temer disparou para 78%. Da mesma foram, 93% das pessoas ouvidas desaprovam as medidas que vêm sendo anunciadas na reforma da Previdência.
Para o secretário adjunto de Relações Internacionais da CUT, Ariovaldo Camargo, os números falam por si e demonstram o aumento da popularidade do ex-presidente Lula apesar de toda a onda de denúncias contra ele que vêm sendo divulgadas sistematicamente pela grande mídia.
"Você tem um cenário que acaba favorecendo bastante esses números para o ex-presidente Lula, que é o fato das aparições, nas últimas semanas, na mídia eleitoral do próprio Partido dos Trabalhadores, bem como a participação dele na inauguração da transposição do Rio São Francisco na Paraíba, demonstrando, principalmente para a população de baixa renda, qual era importância que o presidente Lula dava, um olhar para os menos favorecidos. Somando-se a isso toda a onda de avalanche de denúncias contra todos os outros pré-candidatos, que apareciam até então de uma candura intocável, como Aécio Neves, Geraldo Alckmin, isso faz com que as pessoas tenham uma percepção e sentir saudade do período em que o presidente Lula estava no comando da economia do país", diz o secetário-adjunto da CUT.
Camargo afirma que essa comparação se dá com a realidade de agora, de desemprego bastante elevado, de inflação que, embora em queda, não melhorou o padrão de vida dos brasileiros, uma vez que não há consumo e as famílias seguem endividadas.
"As pessoas começam a perceber que nunca estiveram num período tão ruim como estão agora, se comparados aos oito anos em que o presidente Lula estava no comando da política e da economia desse país. Isso faz com que as pessoas sintam saudade daquele momento. Quando do processo de impeachment da presidenta Dilma, Temer se apresentava como sendo alguém que ia colocar o país de volta no caminho do crescimento, do emprego, da valorização do salário. A população não sente isso e, ao não sentir isso, vê que as reformas destroem os direitos que os trabalhadores conquistaram ao longo da sua história", conclui o dirigente sindical, que cita os equívocos da reforma da Previdência e da trabalhista (Sputnik Brasil).

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.