;

Especiais

Economia| Malha fina do IR passará a cruzar informações do eSocial e de médicos

A partir deste ano, a Receita Federal passará a cruzar informações prestadas pelos contribuintes com aquelas fornecidas por médicos e com dados do eSocial, página usada para cadastro de empregadores e empregados domésticos.
Segundo informações do G1, o download do programa gerador do Imposto de Renda de 2017 foi liberado na semana passada. O contribuinte poderá fazer a entrega das declarações a partir desta quinta-feira (2). O prazo termina no fim de abril.

De acordo com Elaine Pereira de Souza, que coordena a malha fina do IR, a Receita já solicitava dados aos profissionais de saúde. No entanto, essas informações ainda não estavam inseridas nos cruzamentos da malha fina.
"A gente passou o ano passado calibrando isso aí e, a partir desse ano, vai ampliar a utilização para poder checar as despesas médicas. Tínhamos os dados no ano passado, mas não estávamos cruzando ainda. Esse ano vamos cruzar", afirmou Souza em entrevista ao G1.
Outra mudança é o uso do eSocial no cruzamento de dados. Com a instituição do programa, no ano passado, o Fisco passará a ter mais detalhes sobre esses contratos de trabalho.
"Hoje, com o eSocial, temos mais informações em base. Esse é o primeiro ano [de uso de dados do eSocial] e todos os batimentos vão ficando mais aprimorados", disse Flavio Vilela Campos, coordenador-geral de Fiscalização da Receita Federal.
O objetivo da medida é identificar deduções indevidas no Imposto de Renda, de despesas com empregados domésticos.

Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.