;

Especiais

Fiscalização Sanitária: Ministério Publico e Polícia Civil intensificam ação em Alto Taquari


No início desta semana o Promotor de Justiça Marcelo Linhares, se reuniu com os responsáveis pelo Departamento da Vigilância Sanitária para tratar de assuntos voltados às vistorias nos estabelecimentos ligados diretamente ou indiretamente à saúde pública e falar sobre o Código Sanitário Municipal. Participaram da reunião o Delegado de Polícia João Borges, o Diretor do Departamento da Vigilância Sanitária Aparecido Marden, a Enfermeira do PSFIII Deise Coelho e a Secretária de Saúde Ana Patrícia.

O Promotor Marcelo Linhares comunicou durante a reunião que este ano a Vigilância Sanitária irá trabalhar em parceria com o Ministério Publico e com a Delegacia de Polícia.

A Polícia Civil participará das fiscalizações sempre que necessário para garantir a segurança dos Fiscais Sanitários e coibir a venda de produtos impróprios para consumo.

O promotor questionou sobre a frequência de moscas dentro das estufas expostas à venda de carne e outros produtos alimentícios, sobre a refrigeração dos produtos e sobre as carnes sem procedência vendidas em açougues.

Segundo o promotor há muitas reclamações de cidadãos quanto as procedências das carnes e por este motivo pediu para que os fiscais da Vigilância Sanitária durante as vistorias orientem, notifiquem,  multem e se necessário fechem  os comércios que não se adequarem as exigências.

“Todos os estabelecimentos deverão ser alertados que inicialmente será dado prazo para regularização, mas aos que não se adequarem poderão ser fechados e processados civilmente e criminalmente, cujas ações serão propostas pelo Ministério Publico do Estado de Mato Grosso”, concluiu o promotor.

Supermercados / Açougues

Orientar sobre a higienização do ambiente, uniformes e roupas dos funcionários, tocas, luvas quando necessários, também as boas práticas de manipulação dos alimentos.

Será obrigatória a apresentação das notas fiscais das carnes vendidas nos açougues, assim comprovando a procedência do produto.

Nos supermercados será observado os refrigeradores e estoque e prazo de validade dos produtos expostos à venda

Panificadores / Restaurantes/ Lanchonetes

Orientar sobre a higienização do ambiente, uniformes e roupas dos funcionários, tocas, luvas quando necessários, também as boas práticas de manipulação dos alimentos.

Será obrigatório o uso de redes milimétricas e ações para o combate de moscas dentro do estabelecimento.

Bares / Hotéis

Orientar sobre a higienização do ambiente, uniformes e roupas dos funcionários, tocas, luvas quando necessários, também as boas práticas de manipulação dos alimentos.

Salão de Beleza

Orientar sobre a higienização do ambiente, uniformes e roupas dos funcionários, tocas, luvas quando necessários.

Será obrigatório em casos de oferecer serviços com manicure de autoclave para esterilização dos instrumentos utilizados. E recipientes adequado para descartes das laminas.

A Vigilância Sanitária terá 120 dias para apresentar os relatórios dos comércios vistoriados que apresentaram resistências as solicitações de adequação.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.