;

Especiais

Saúde| Meninos já podem tomar de graça vacina contra o HPV

Os meninos também já podem tomar, de graça, a vacina contra o HPV. Eles serão imunizados porque podem transmitir o vírus que causa câncer no colo do útero. A vacina era restrita a meninas de nove a 13 anos e passa a fazer parte também do calendário dos meninos a partir desse ano. Por enquanto, as doses serão oferecidas para os adolescentes de 12 e de 13 anos.

O HPV é um vírus transmitido pela relação sexual, no contato direto com pele ou mucosas infectadas. Além do câncer no colo do útero, pode causar outros tipos, como de boca, por exemplo.

"Quando você vacina mais adolescentes, inclusive masculinos, você dificulta a transmissão do HPV para a mulher, então a médio prazo a vacinação de adolescentes masculinos vai contribuir também para a proteção da mulher em relação ao câncer de colo de útero", afirma o médico epidemiologista, José Geraldo Leite Ribeiro.


Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina, com seis meses de intervalo. Quem vive com HIV, deve tomar três doses. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar mais de 3,5 milhões de meninos este ano. Até 2020, a faixa etária deve ser ampliada e vai começar aos nove anos.



G1