;

Especiais

Saúde| Exagerar no álcool faz mal à cabeça e ao coração, diz estudo

O consumo exagerado, seja do que for, raramente traz algo de positivo. E o álcool não é exceção. Além da dependência e das ressaca que causa, exagerar no álcool pode trazer também problemas de coração. Esta é a conclusão de um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, do de acordo com a CNN.
Esta conclusão pode ser considerada ainda mais grave se considerarmos que os problemas cardíacos são a primeira causa de morte a nível mundial. Segundo o estudo, abusar no álcool aumenta as probabilidades de vir a sofrer de fibrilação atrial, ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca congestiva.

"Uma das descobertas mais surpreendentes é que as pessoas que abusam no álcool aumentam o risco de sofrer de um ataque cardíaco ou enfarte do miocárdio", disse Gregory M. Marcus, diretor do centro de pesquisa da Universidade da California e autor do estudo. Por esse motivo, moderar no consumo ajuda a afastar doenças cardíacas, sublinhou.
O estudo de Marcus incidiu sobre o registro clínico de 14.727.591 pacientes. Destes, aproximadamente 268 mil consumiam álcool em demasia.  
"Eu acho que, em última análise, beber em excesso leva a condições cardíacas, e devemos realmente perceber o potencial tóxico do álcool em vez de lhe conferir glamour, considerando-o como algo que deve fazer parte das nossas vidas", disse Suzanne Steinbaum, também especialista no assunto, lembrando ainda que beber vinho faz bem à saúde (dada a presença de resveratrol), contanto que o consumo permaneça na taça, não na garrafa.
Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.