;

Especiais

Saúde| Cientistas dos EUA desenvolvem Aedes resistente à dengue

Cientistas norte-americanos conseguiram modificar o material genéticos de mosquitos Aedes aegypt de forma que a transmissão da dengue fosse evitada.
De acordo com informações do UOL, os pesquisadores da Universidade Johs Hopkins criaram uma forma de ativar as proteínas Dome e Hop, que lutam contra o vírus, logo depois de o mosquito ser infectado pelo vírus.

Dessa forma, o vírus não chega a completar seu ciclo de vida no intestino do mosquito, e a transmissão ao homem é evitada.
Os mosquitos geneticamente modificados obtiveram os seguintes resultados: aqueles com mais Dome tiveram 78,18% menos cópias do vírus da dengue em suas entranhas; os com mais Hop tiveram uma queda de 83,63% de cópias do vírus, segundo o estudo publicado na publicação científica Plos.
Ainda assim, o resultado positivo só foi detectado nos casos de infecção por vírus da dengue. Doenças como zika e chikungunya, também transmitidas pelo Aedes, continuaram a ser transmitidas normalmente após o experimento.

Notícias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.