;

Especiais

Mato Grosso| Governador sanciona leis de proteção a vítimas de violência

A luta pela defesa da criança, adolescente e mulheres vítimas de violência sexual, em Mato Grosso, ganhou reforço nesta semana com a sanção de três novas leis de caráter protetivo a este público vulnerável. Assinados pelo governador Pedro Taques, os dispositivos tratam de saúde, educação e segurança, atendendo a premissa de “não deixar nenhum cidadão para trás”.
Publicadas no Diário Oficial que circulou no dia 18.01 de janeiro, as normas foram articuladas pela Assembleia Legislativa (ALMT) e estão relacionadas às Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Saúde (SES) e Educação (Seduc), com apoio do Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
“As medidas legitimadas pelo governador visam garantir a segurança a esse público vulnerável, que precisa ser tratado com uma atenção especial. Na Setas, já atuamos com ênfase no atendimento a crianças, adolescentes e vítimas de violência, priorizando o tratamento, amparo psicológico e reinserção social”, disse o titular da Setas, Max Russi.
A primeira torna obrigatória o atendimento de saúde multidisciplinar às crianças e mulheres vítimas de violência sexual em todo o estado. “As unidades hospitalares públicas, filantrópicas e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) deverão oferecer às vítimas de violência sexual atendimento multidisciplinar”, diz um trecho da publicação oficial.
Como atendimento multidisciplinar, estão incluídos o diagnóstico e reparo das lesões físicas, amparo psicológico imediato e também imediato registro da ocorrência, encaminhamento a delegacia especializada com informações que possam ser úteis para identificação do agressor, além da aplicação da medicação para prevenção de doenças.
A segunda lei (10.509) dispõe sobre a obrigatoriedade de as escolas públicas e particulares que ofertam educação básica informaram aos pais ou responsáveis pelos alunos sobre a ausência do estudante em sala de aula, imediatamente após a constatação. Crianças e adolescentes entre zero e 18 anos são as englobadas na medida.
Englobando a Seduc, a lei nº 10.508 dá segurança educacional às vítimas de violência. Isso porque, coloca como prioridade a matrícula ou transferência de alunos filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas unidades de ensino público. Para usufruir o direito, é necessária a apresentação de boletim de ocorrência, denúncia de violência ou ainda medida protetiva.
Por fim, foi aprovada ainda uma lei que determina como obrigatório o fornecimento gratuito de pulseira de identificação a crianças de até 12 anos, em eventos públicos realizados em locais abertos e que venham a concentrar potencialmente mais de 150 pessoas. A fabricação do material é de responsabilidade dos organizadores do evento.
A presidente do Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente em Mato Grosso, Annelyse Cândido, vê como um avanço as medidas adotadas. Ela explica que, além de reconhecer a importância do tratamento eficiente e rápido às vítimas, as leis garantem legalmente o direito desses cidadãos, evitando a burocracia.
“Em Mato Grosso temos obtido grandes avanços nos últimos anos e essas sanções feitas pelo governador vêm para afiançar ainda mais a preocupação que o Executivo possui com os vulneráveis. É importante garantir que toda vítima de violência, bem como seus filhos, consigam de forma imediata dar sequência em suas vidas”, considerou.
Reconhecimento
Vítimas de violência sexual e violações contra crianças e adolescentes são tópicos constantes de trabalho no Governo do Estado. Por meio da Setas, o Executivo já lançou o aplicativo para celulares e computadores “S.O.S Infância”, que viabiliza a denúncia de violências cometidas contra crianças e adolescentes de forma instantânea.
Segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, somente no ano passado, 59% das mais de 137 mil denúncias de violências cometidas contra pessoas são referentes a crianças e adolescentes. As mais citadas são negligência e violências psicológica, física e sexual. Ainda de acordo com o estudo, as meninas são as maiores vítimas.
No que concerne a mulheres vítimas de violência, por meio do programa “Emprega Rede”, que é coordenado pela Setas, este público recebe atendimento para ser reinserido no mercado de trabalho, por meio de qualificações de emprego e renda.
Além disso, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) são as portas de entrada para todo o público referido, e realizam, além do atendimento social e psicológico, o encaminhamento para atendimento nos setores necessários, como saúde e segurança.

Portal MT.GOV

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.