;

Especiais

Mato Grosso| Balanço mostra que 1,5 mil pessoas estão desaparecidas no estado

Um levantamento da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) mostra que aproximadamente 1,5 mil pessoas são consideradas desaparecidas no estado. Os dados são do sistema integrado da Polícia Militar e Polícia Civil, a pedido do G1. Segundo a Sesp-MT, os dados foram atualizados até novembro de 2016, quando havia registro de 1.591 desaparecidos.

Em Cuiabá, 439 pessoas são consideradas desaparecidas pela secretaria. Dessas, 246 são do sexo masculino e 190 são do sexo feminino.

Em Várzea Grande, região metropolitana da capital mato-grossense, 239 pessoas constam do sistema de desaparecidos.

A maioria é do sexo feminino: 126 registros; enquanto que 111 casos envolvem homens. As duas cidades concentram o maior número de casos, sendo que ainda há registros que vieram de cidades vizinhas.

Para a delegada adjunta da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Silvia Virginia Biagi Ferrari, que é responsável pelo setor de desaparecidos, a maior dificuldade enfrentada pela polícia é a colaboração de testemunhas que poderiam ajudar a solucionar os casos.

As pessoas, na avaliação dela, têm medo de sofrerem represálias ou ameaças. A delegada salienta que as pessoas podem ajudar com informações de forma anônima.

“Vemos muitos casos de idosos que saem de casa e não sabem voltar, além de [casos de] adolescentes. Percebemos que existem muitos problemas familiares também. Pessoas que brigam com a família e saem de casa. Já vimos muitos casos de adolescentes que são dadas como 'desaparecidas' e que são encontradas na casa do namorado ou [uma adolescente] que decidiu fugir com ele”, lembrou Ferrari.

Sobre Cuiabá, o levantamento aponta que meninas entre 13 a 17 anos representam 92 casos de desaparecidos. Já a faixa etária masculina, a maioria diz respeito a homens que têm entre 30 a 35 anos.

A delegada afirma que não é preciso esperar um determinado prazo para a comunicação de um desaparecimento. As pessoas esperam entre 24 e até 48 horas para informar um sumiço.

“Deve procurar a polícia imediatamente. Veja, se você tem uma rotina, morando com a família ou não, você comunica alguém ou até mesmo as pessoas sabem a sua rotina. Quando essa pessoa sai fora da rotina, pelo certo e pelo incerto, é melhor procurar a polícia”, orientou.

Em Várzea Grande, dos 126 casos de mulheres desaparecidas, 60 são de adolescentes com idades entre 13 a 17 anos. Na mesma cidade, na categoria masculina, dos 111 registros, 22 envolvem jovens entre 25 a 29 anos. Adolescentes e jovens entre 13 a 24 anos também aparecem no topo do ranking.

Outro problema comum é a falta de comunicação por parte das famílias quando uma pessoa reaparece. Muitas vezes, a polícia não é avisada de que a vítima não está mais desaparecida.


Casos de desaparecidos ou denúncias podem ser feitas pelo telefone 197 e até mesmo na Delegacia Virtual, além das unidades policiais. Informações e fotografias de vítimas são divulgadas pela Polícia Civil por meio de redes sociais.

G1 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.