;

Especiais

Foco e Fé| As promessas para “todo aquele”

“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém estarão os que forem salvos, assim como o Senhor prometeu, e entre os sobreviventes aqueles que o Senhor chamar” (Joel 2:32).
Neste texto se iniciam as grandes promessas do Antigo Testamento para o “todo aquele”. Joel olhou para muito adiante e viu o fim do tempo. Então Deus derramaria o Seu Espírito, a Natureza saudaria a nova era e Deus derrubaria quaisquer restrições à salvação. Nenhuma passagem do Antigo Testamento fez mais no sentido de prover uma plataforma de lançamento para a missão aos gentios.
Jesus iniciou a formidável tarefa de demolição dos privilégios judaicos, proclamando o chamado universal à salvação. Nicodemos o ouviu; sabia que ele o incluía. Maravilhou-se, porquanto ele também traçava o círculo do amor divino ao redor de todos os povos, em todos os tempos. “Para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Pedro tirou de Joel esta grande promessa e fez dela a base do seu apelo no Pentecostes. O Espírito havia entrado na missão de amor. Através dEle os seguidores de Jesus estavam dizendo ousadamente: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (At 2:21). O Senhor que salva, conferiu à igreja uma missão mundial, não discriminatória.
Paulo captou o coro do “todo aquele” e fê-lo soar em seu grande tratado sobre a fé. “Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo” (Rm 10:13). Escreveu isto ao refletir sobre a maneira como o evangelho estava se espalhando por todo o mundo, convidando à decisão e entrega.
João tirou proveito disto enquanto lutava contra a heresia que desabrochava no final do primeiro século. Somente o Jesus que ele conhecia, um Homem de carne e sangue, que agora reinava com Deus, poderia responder ao vasto alcance do “todo aquele” de Deus. “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus”, exulta ele (1Jo 5:1).
Com o tempo, as visões do Apocalipse encerraram o “todo aquele” que se tornou a senha da missão cristã. Empresta autoridade ao anjo que voa a toda nação. Resulta na grande multidão diante do trono de Deus.
Não precisamos dizer nada mais, e começa o tempo da alegria. “Quem [todo aquele que] quiser receba de graça a água da vida” (Ap 22:17).

Novo Tempo/ Tempo de Reflitar 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.