;

Especiais

Economia| Maioria dos aposentados no Brasil ganha um salário mínimo

Após a polêmica da possível mudança nas regras para a aposentadoria, proposta que foi enviada pelo Governo Federal para o Congresso, no fim do ano passado, brasileiros que contribuem com o Instituto Nacional do Seguro Social tiveram (INSS) se questionam sobre algumas alterações na legislação.
Segundo o UOL, dados recentes da Secretaria de Previdência Social contabilizam mais de 19 milhões de aposentados pelo INSS. A idade média que o brasileiro se aposenta, de acordo com a entidade, é 58 anos. A maioria deles ganha apenas um salário mínimo (R$ 937). No entanto, se a medida do governo entrar em vigor, para se aposentar, o trabalhador deverá ter, no mínimo, 65 anos de idade e 25 anos de contribuição com o instituto.

Mas você sabe quanto um aposentado recebe, mensalmente, se pendurar as chuteiras for por tempo de contribuição? E por idade? Esse são os dois tipos de aposentadoria mais comuns, atualmente. Saiba o que cada um deles tem direito:
- Por tempo de contribuição
Contribuir com o INSS por 35 anos, no entanto, no caso dos homens, pode receber o benefício também com 30 anos. Cerca de 5,7 milhões de pessoas fazem parte do grupo.
- Por idade
Pouco mais de dez milhões de pessoas se aposentam por idade. Nesse caso, os homens precisam ter pelo menos 65 anos e as mulheres, 60 anos. Todos precisam ter contribuído com o INSS por 15 anos, no mínimo.
Noticias ao minuto