;

Especiais

Economia| Maioria dos aposentados no Brasil ganha um salário mínimo

Após a polêmica da possível mudança nas regras para a aposentadoria, proposta que foi enviada pelo Governo Federal para o Congresso, no fim do ano passado, brasileiros que contribuem com o Instituto Nacional do Seguro Social tiveram (INSS) se questionam sobre algumas alterações na legislação.
Segundo o UOL, dados recentes da Secretaria de Previdência Social contabilizam mais de 19 milhões de aposentados pelo INSS. A idade média que o brasileiro se aposenta, de acordo com a entidade, é 58 anos. A maioria deles ganha apenas um salário mínimo (R$ 937). No entanto, se a medida do governo entrar em vigor, para se aposentar, o trabalhador deverá ter, no mínimo, 65 anos de idade e 25 anos de contribuição com o instituto.

Mas você sabe quanto um aposentado recebe, mensalmente, se pendurar as chuteiras for por tempo de contribuição? E por idade? Esse são os dois tipos de aposentadoria mais comuns, atualmente. Saiba o que cada um deles tem direito:
- Por tempo de contribuição
Contribuir com o INSS por 35 anos, no entanto, no caso dos homens, pode receber o benefício também com 30 anos. Cerca de 5,7 milhões de pessoas fazem parte do grupo.
- Por idade
Pouco mais de dez milhões de pessoas se aposentam por idade. Nesse caso, os homens precisam ter pelo menos 65 anos e as mulheres, 60 anos. Todos precisam ter contribuído com o INSS por 15 anos, no mínimo.
Noticias ao minuto 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.