;

Especiais

Saúde| Fimose em bebês é comum, mas é preciso cuidar

Quase todos os pais e mães de menino, em algum momento, já tiveram a mesma dúvida: a pele que recobre o pênis do bebê é normal? A resposta é sim.

Essa é a pele do prepúcio, que recobre a cabeça do pênis e todos os bebês do sexo masculino nascem com essa fimose, chamada de fisiológica, como explica o pediatra Derli Gouvêa, do Hapvida Saúde: “Esta fimose não deve preocupar os pais, a não ser que dificulte o ato de urinar, pois pode levar a uma infecção”, ressalta o médico.

Mas o especialista também alerta: “Assaduras podem levar a infecções da pele que recobre o pênis e gerar cicatrizes, que retraem a pele e fazem com que o orifício do prepúcio fique mais estreito, gerando ou agravando uma fimose”, destaca.A fimose não é caracterizada pela pele que recobre a glande do pênis, mas sim pela existência de uma espécie de anel de fibrose que aperta a extremidade e impossibilita a pele de ser retraída para higiene do membro. O pediatra também explica que, até os 3 anos de idade, cerca de 90% dos meninos já conseguem expor sozinhos a glande e retrair o prepúcio.

Infecções e cirurgia Quando, mesmo passados os anos iniciais da infância, a pele não se retrai, ou seja, a fimose fisiológica não some, há o risco de várias infecções. O especialista aponta que as mais conhecidas são as infecções urinárias repetidas; as infecções frequentes da pele do prepúcio, conhecidas como balanopostites; as parafimoses, quando a glande é exteriorizada e não consegue voltar mais à posição normal, o que causa inchaço, muita dor e o ato de urinar se torna doloroso pelo estreitamento do prepúcio.

Para todos esses casos, a cirurgia é indicada, pois, segundo o pediatra, o procedimento permite a higiene adequada do pênis, um futuro relacionamento sexual sem dor, a redução do risco de doenças venéreas e de câncer de pênis, entre outros benefícios.

O pós-cirúrgico, normalmente, é considerado tranquilo, mas necessita de repouso por cerca de 10 dias, além do cumprimento de todas as indicações dadas pelo cirurgião. É também comum que os meninos sintam desconforto após a cirurgia, devido à maior exposição da ponta do pênis, que fica sem a pele e, por isso, mais sensível, o que desaparece com o tempo. “Após a queda dos pontos e o desaparecimento do inchaço, o menino pode voltar às atividades de costume, devendo evitar, até se sentir totalmente recuperado, andar de bicicleta e praticar outras atividades que possam causar contusões na área operada”, orienta o pediatra.

Após a infância Apesar da cirurgia proporcionar a cura da fimose, há casos em que ela pode reaparecer, ou até mesmo, surgir pela primeira vez na adolescência e na fase adulta. Porém, a fimose nessas fases está relacionada aos hábitos de vida e a algumas doenças pré-existentes, como o diabetes e as repetidas infecções, causadas por uma higiene deficiente.


De acordo com o especialista, essas doenças levam ao estreitamento gradual do prepúcio e isso favorece o quadro de fimose. Por isso, mesmo quem já operou antes, deve ficar atento à higienização correta das partes íntimas, o que evita muitos outros problemas de saúde.
Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.