;

Especiais

Mundo| Último minuto do dia 31 de dezembro de 2016 terá 61 segundos

Para a infelicidade daqueles que querem logo o fim de 2016, a notícia não é boa. Cientistas informaram que o último minuto do próximo dia 31 de dezembro terá 61 segundos. O segundo a mais servirá para compensar pequenas variações na duração do dia. Essas variações, segundo o G1, se acumularam e provocaram uma defasagem entre o tempo usado como base nos relógios atômicos acerca do período de rotação do nosso planeta.
O Observatório Astronômico Nacional da Espanha (OAN-IGN), também segundo o G1, conta que um dia não dura exatamente 24 horas. De acordo com Francisco Colomer, do OAN-IGN, a medição do tempo é extremamente precisa a partir dos relógios atômicos, mas nem sempre fica sincronizada com a rotação da Terra. Ou seja, o segundo a mais que será acrescentado na noite da próxima “virada” vai corrigir a diferença.

Às 23h59m59s do dia 31 de dezembro de 2016, será acrescentado o segundo extra ao Tempo Universal Coordenado (UTC). O segundo a mais é chamado de “segundo intercalar”. A decisão de acrescentá-lo parte do Serviço Internacional da Rotação Terrestre, que fica em Paris. Como a diferença dos padrões passou de 0,9 segundo, foi definida a próxima correção. A última vez que isso ocorreu foi em 2008.
Notícias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.