;

Especiais

Mato Grosso| Vigilância em Saúde faz alerta a mato-grossenses que viajam para a Região Nordeste

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) de Mato Grosso, pede atenção a população que, neste período de férias, irá viajar para a região Nordeste do país.

A preocupação do Cievs-MT se deve porque nove pacientes apresentarem súbito de mialgia aguda de causa desconhecida, em Salvador, capital da Bahia. Os pacientes são de três diferentes famílias e os casos aconteceram nos dias 02 e 10 de dezembro, com as vítimas sendo rapidamente internadas.

As manifestações clínicas dos pacientes caracterizavam-se por início súbito de fortes dores em região cervical, região do trapézio, seguido de dores musculares intensas nos braços, dorso, coxas e panturrilhas. Todos os pacientes apresentaram elevações significativas das enzimas musculares e urina escura e um dos pacientes desenvolveu insuficiência renal aguda.

Responsável técnica do Cievs-MT, Marlene da Costa Barros, explica que a preocupação do Centro se dá devido ao período comemorativo e de férias, quando muitas famílias se deslocam para a região. "A Bahia é um local onde o turismo é forte e sabemos que os mato-grossenses viajam muito para lá, por isso, pedimos que em qualquer desses indícios da doença, notifiquem o mais rápido uma unidade de atendimento hospitalar," enfatiza, Marlene.

À frente das investigações sobre a doença o pesquisador do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dr. Gúbio Soares, afirmou a um site da região que a enfermidade é causada por um vírus ainda não identificado. De acordo com o médico, é necessário de 10 a 15 dias para conseguir fazer a identificação.

Até o momento o vírus só foi identificado na Bahia. Mas em casos de sintomas parecidos, e mesmo a vitima estando em outra região, a orientação é procurar uma Unidade Hospitalar, onde será feito uma notificação do estado clínico do paciente.


O contato do Cievs/MT é o 0800-647-1201. O atendimento é 24 horas.

Saúde.MT

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.