;

Especiais

Mato Grosso| Anúncio em rede social promete entrega de diploma falso em até 3 dias

Um anúncio numa rede social promete a entrega de diplomas de conclusão do Ensino Médio em até três dias. Segundo o 'vendedor', identificado como Márcio Ferraz, a matrícula é feita numa escola pública que tenha o sistema de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Depois, informações escolares são atualizada e o certificado de conclusão do ensino médio é gerado, junto com um histórico escolar.

Segundo Márcio, os interessados não precisam ir até a escola, porque tudo é feito por um grupo de dentro da escola que age mediante pagamento.

O vendedor de diplomas diz que várias pessoas já entraram em faculdades de Cuiabá, Rondonópolis, Nova Mutum, Diamantino, São José dos Quatro Marcos e Araputanga e que nenhuma instituição desconfia do documento falso.

Quem oferece o diploma diz que ele é original e que apenas as informações lançadas são falsas. Isso caracteriza rime de falsidade ideológica, que tem pena de 6 a 8 anos de prisão. Mas, se ficar comprovado que houve pagamento para servidores públicos, é incluído ainda o crime de corrupção, e a pena pode chegar a 12 anos.

E quem compra o diploma responde pelos mesmos crimes. “Se envolver qualquer cidadão, qualquer secretaria, é só encaminhar para a delegacia fazendária que vamos tomar todas as providências”, disse a delegada Cleibe Aparecida de Paula, da Delegacia Fazendária.


O secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Educação, Edinaldo Gomes de Sousa, disse que vai apurar o caso. "Se porventura algum servidor estiver fazendo esse tipo de prática, vai ser investigado, vai ser penalizado, inclusive com a própria exoneração", afirmou.

G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.