;

Especiais

Esporte| Brasil bate a Itália e leva torneio de futebol feminino

Na despedida da volante Formiga, uma das maiores jogadoras da história da seleção brasileira - participou de seis Copas do Mundo e seis Olimpíadas -, o Brasil se tornou heptacampeão do Torneio Internacional de Futebol Feminino ao vencer a Itália por 5 a 3, em partida realizada na Arena Amazônia, em Manaus, neste domingo. A competição marcou também o início do trabalho da técnica Emily Lima, que substituiu Osvaldo Alvarez, o Vadão.

O Brasil confirmou a sua hegemonia no Torneio Internacional - são seis títulos seguidos e sete no total. O único vice-campeonato aconteceu em 2010, quando empatou com o Canadá por 2 a 2 na final. A equipe canadense jogava pelo empate por ter uma melhor campanha na primeira fase. Nesta edição, o Brasil venceu seus quatro duelos - três na fase de classificação e outro na final.

Ao final do jogo, Formiga, aos 38 anos, foi homenageada por seus 22 anos de serviços à seleção brasileira. É recordista em esportes coletivos com 160 jogos, tanto no masculino como feminino. A volante ainda pretende jogar em clubes, mas no momento está sem opção. "É a hora de dar espaço para as novatas que estão vindo ai. Chegou minha hora. Eu já não tenho força para aguentar um ritmo forte de treinamentos e jogos", revelou a atleta, em lágrimas.

Ela foi substituída aos 45 minutos do segundo tempo, sob abraços das companheiras e aplausos dos torcedores. Em seu lugar entrou Fran.

O JOGO - A Itália até deu mostras de que poderia engrossar para cima do Brasil, que confirmaria o título mesmo com um empate, já que ficou na primeira colocação na fase de grupos com 100% de aproveitamento, vencendo, inclusive, a equipe europeia pelo placar de 3 a 1, na terceira rodada.

Sem nomes como Marta e Cristiane, a seleção contou com o talento de Bia para sair do primeiro tempo com a vitória parcial. A atacante abriu o placar aos oito minutos. Thaisa tentou, a bola sobrou para Bia, que cortou a adversária e chutou para o fundo das redes.

O empate saiu aos 14 minutos. Ilaria Mauro arriscou de longe e mandou no ângulo de Bárbara. O Brasil não se abateu e se colocou na frente aos 20. Bia colocou Gabi na cara da goleira Schroffnegger. A camisa 19 só tocou para o gol. Gabbiardini, após cruzamento de Gama, fez o segundo da Itália. Antes do apito final, deu tempo da seleção brasileira fazer o terceiro. Aos 36, Andressinha cobrou falta com perfeição, sem chances para Schroffnegger.


No segundo tempo, o ritmo seguiu intenso e o Brasil fez o quarto logo aos dois minutos. Bia, de novo, puxou a jogada e viu a bola sobrar para Andressinha, que estufou as redes. A Itália diminuiu aos 11. Gabbiardini saiu em velocidade e lançou para Ilaria Mauro, que deixou passar para Bonasea marcar. A equipe brasileira continuou atuando de forma ofensiva e ainda marcou o quinto. Aos 15, Fabi cruzou, Gabi Nunes fez o corta-luz e viu Debinha deixar a sua marca. Com informações do Estadão Conteúdo.

Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.