;

Especiais

Brasil| Carteira de motorista ganha novo desenho a partir de 2017

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai mudar a partir de 2 de janeiro. Para coibir falsificações, o documento terá novas cores e itens de segurança, de acordo com resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de maio.
As carteiras de motorista solicitadas a partir de janeiro já virão com o novo desenho. Os condutores não precisam trocar os documentos que ainda estão dentro da validade.
Uma das principais mudanças será a troca da tinta azul esverdeada da tarja no topo e lateral do documento por outra da cor preta. A impressão continuará em alto relevo e, do lado direito, terá o mapa do Estado emissor do documento.
A carteira de motorista também ganha um mapa do Brasil impresso em tinta especial, no alto do lado esquerdo. O fundo do documento ficará mais amarelado e elementos gráficos, como números, poderão ser conferidos com luz ultravioleta.Haverá uma holografia com a sigla CNH repetida várias vezes, e brasões da República vistos apenas em luz negra. Também aparecem fios de microletras para dificultar falsificações.
Agentes de trânsito vão validar a carteira de motorista por um código numérico que será lido por um aplicativo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Haverá ainda dois números: registro nacional e número do espelho da CNH, além do número de identificação estadual do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).
Por mês, o Estado de São Paulo emite cerca de 450 mil carteiras de habilitação -em todo o país, são 800 mil, segundo o governo paulista. Com informações da Folhapress.

Notícias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.