;

Especiais

Foco e Fé| Depressão: um caminho para a restauração.

Veja algumas das promessas de Deus para você HOJE!

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Jeremias 29:11

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Romanos 8:28

“Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”. Jeremias 33:3

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,” Efésios 3:20

Agora, vamos a algumas perguntas:
Como você tem se cuidado?
Sua alimentação tem sido composta mais de alimentos saudáveis ou refinados?

A atividade física ou o sedentarismo tem feito parte do seus hábitos?
O quanto você tem bebido de água diariamente?
Tem dormido no mínimo 8 horas por noite?
Beba bastante água e procure dormir cedo. A partir das 21h30 começa a produção de vários hormônios importantes, os principais são a endorfina e a dopamina, que dão sensação de prazer, e a serotonina, responsável por diminuir a ansiedade.
Precisa perdoar alguém?

Agora observe os seguintes sintomas:

Sentir-se deprimido a maior parte do tempo; interesse diminuído ou perda de prazer para realizar atividades de rotina; sensação de inutilidade ou culpa excessiva; dificuldade de concentração ou habilidade diminuída para pensar e concentrar-se; fadiga ou perda de energia; insônia ou dormir demais diariamente; agitação ou lentidão psicomotora; perda ou ganho significativo de peso sem estar em dieta;ideias recorrentes (que surgem constantemente na mente) de morte ou suicídio.

Se você se identificou com:

2 a 4 dos sintomas acima por duas ou mais semanas, incluindo o estado deprimido, ou falta de interesse ou prazer nas coisas. (Depressão menor)

3 ou 4 dos sintomas acima, incluindo o estado deprimido, durante dois anos, no mínimo. (Distimia (tristeza crônica))

5 ou mais dos sintomas acima por duas semanas ou mais, incluindo o estado deprimido, ou falta de interesse ou prazer nas coisas. (Depressão maior)

A restauração é o caminho, e ela começa com seus pensamentos, alimentação saudável, atividade física regular, terapia e confiança no poder de Deus. Um ótimo antídoto para a depressão é a gratidão, atividade física (caminhada, por exemplo) e alimentação com mais frutas e verduras; e menos açúcar e alimentos refinados.

Desenvolva o hábito de questionar esses pensamentos de morte e qualquer pensamento mau, assim como as ruins suspeitas. Você não foi criado para viver dominado por eles. Você foi feito a imagem de Deus e deve viver pela Palavra do Senhor em liberdade nEle e não escravo de sentimentos, pensamentos, desejos, ressentimentos e mágoas.

A depressão pode ocorrer por grandes perdas ou frustrações o que leva a pessoa a não ver significado para a vida e os relacionamentos. Mas isso não é o fim, pois Deus pode restaurar tudo e todos; isso inclui você e suas emoções, assim como os seus sonhos!

Deus lhe oferece amor, alegria, paz, mansidão, domínio próprio, bondade, fidelidade, paciência e amabilidade. Milagres são as especialidades do Senhor! Confie!

A Bíblia diz:

“Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus. (…) O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração.” 1 Pedro 4:1-2, 7

“Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.  Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.” Efésios 1:17-21

Entregue-se ao Senhor por inteiro a cada dia e clame diariamente pelo batismo do Espírito Santo e por restauração e cura.

Deus lhe oferece, e chama a viver, uma nova vida nEle a cada dia. Sua luta a partir de agora é para viver pela fé e não por sentimentos, pensamentos ou desejos.

Busque ter a mente renovada, vivendo pela Palavra:

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1,2

“…vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” Efésios 4:22-24

O poder do Senhor é mais forte que qualquer pensamento. Cuide daquilo que você assiste, lê, ouve e vê. Filtre-os com este princípio:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” Filipenses 4:8

Dê um descanso pra sua mente. Diminua a exposição a filmes, novelas e as redes sociais.

Faça caminhadas.

Confie em Deus.

Ajude alguém!

Deus tem um propósito para a sua vida, e sem dúvida não é para que você viva assim. A pergunta que Deus faz a você hoje é a mesma que Ele fez a Elias, quando enfrentava um momento de depressão e fugiu para uma caverna (1 Reis 19):

“Que fazes aqui? Quem lhe deu essa missão de entregar-se ao desânimo?”

Veja esse texto inspirador:

“Lutai com os vossos desânimos e dúvidas até obterdes a vitória sobre eles em nome de Jesus. Não estimuleis o pesar, o acabrunhamento, as trevas. … Descansai nas amplas e seguras promessas de Deus. Descansai nessas promessas sem nenhuma dúvida.” — Carta 2b, 1874.

Somos demasiado sem fé. Oh! como desejaria poder levar nosso povo a ter fé em Deus! Eles não necessitam achar que, para exercer fé, precisam agitar-se a elevado estado de agitação. Tudo quanto têm a fazer é crer na Palavra de Deus, da mesma maneira que acreditam na palavra uns dos outros. Ele o disse, e cumprirá Sua Palavra. Confiai tranquilamente em Sua promessa, pois Ele leva a sério tudo quanto diz. Dizei: Ele me disse isto em Sua Palavra, e cumprirá toda promessa que fez. Não fiqueis desassossegados. Sede confiantes. A Palavra de Deus é fiel. Procedei como sendo vosso Pai celeste digno de confiança. …”

Faça o curso “Fique Leve”, sobre princípios básicos para uma vida qualidade tanto no aspecto físico, quanto emocional e espiritual,  »clique aqui« , preencha o cadastro, ou faça o login e você o receberá gratuitamente em sua casa.

Que a certeza do amor de Deus por você seja constante!


Equipe Biblia.com.br

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.