Carros| Veja 5 compactos mais beberrões vendidos hoje em dia no Brasil
A
eficiência energética está cada vez mais na ordem do dia nos departamentos de
engenharia das fabricantes. Não é à toa que têm aparecido nas lojas modelos
equipados com motores de três cilindros, injeção direta de combustível,
sobrealimentação, pneus de baixo atrito, entre outros componentes em busca de
menor consumo sem prejudicar o desempenho.
Mas
ainda existem alguns carros vendidos no Brasil que ainda gastam mais combistível
que o considerado ideal para os padrões atuais. Analisando os números
divulgados pelo Inmetro, chegamos a cinco compactos que não fazem muita
cerimônia em consumir gasolina ou etanol. Confira quais são eles na lista
abaixo e conheça os principais detalhes sobre cada um deles.
1
– Renault Logan 1.6 (automatizado)
Conforme
os números do Inmetro, o sedã da marca francesa com motor 1.6, de 8 válvulas, e
equipado com câmbio automatizado, de cinco marchas, faz 6,2 km/l na cidade e
8,9 km/l na estrada com apenas etanol no tanque, números que passam para 9,6
km/l e 12,8 km/l, respectivamente, com gasolina.
O
motor 1.6 recebeu mudanças há quatro anos, taxa de compressão maior (12:1),
pistões redesenhados com grafite nas laterais para gerar menos atrito e bielas
mais leves (501 g cada, contra 532 g) e passaram a ser fraturadas, recurso que
livra peso e melhora o ajuste das peças. Mas isso parece não ter sido
suficiente para tornar o carro econômico.
2- Chery Celer 1.5 Flex
Pelo
visto, a questão da eficiência não foi levada muito a sério pelo pessoal da
Chery. Feito no Brasil, o carro, conforme o Inmetro, faz apenas 6,3 km/l na
cidade e 7,8 km/l na estrada com apenas etanol no tanque. Se usar somente
gasolina, passa a consumir 9,2 km/l em trechos urbanos e 11,4 km/l nos
rodoviários.
Com
a fábrica em Jacareí (SP) paralisada, a Chery não está com fôlego para adotar
qualquer tipo de alteração no carro em busca de melhores índices de consumo.
3
– JAC J3 1.5 Flex
Eis
outro compacto de marca chinesa. De acordo com os dados do Inmetro, consome um
litro de etanol a cada 6,5 quilômetros na cidade, com etanol e a cada 8,4 km na
estrada. Com gasolina, os números passam para 9,7 km/l e 12,5 km/l,
respectivamente.
Parece
que o modelo chinês não se entendeu muito bem com o etanol vendido no Brasil.
Isso porque, com gasolina não chega a consumir tanto, ficando na média dos
principais rivais. De qualquer forma, também está precisando de um conjunto
mecânico mais eficiente.
4
– Fiat Punto BlackMotion1.8
Ainda
segundo o Inmetro, o hatch compacto com apelo esportivo faz 6,7 km/l em trecho
urbano e 8,4 km/l no rodoviário se houver somente etanol no tanque. Com
gasolina, o carro passa a fazer 9,9 km/l e 12 km/l.
Está
longe de ser um dos hatches mais eficientes do mercado no fim do ciclo de vida.
Seu substituto já está em fase de testes
e deverá ser apresentado até o final do ano que vem. Na versão com motor 1.8,
de 16 válvulas, derivado do Tritec que chegou a ser feito em Campo Largo (PR),
no início dos anos 2000, o consumo fica mais prejudicado.
5 – Hyundai HB20 1.6
Ok,
com motor 1.6, o HB20 anda bem. Mas, em compensação, consome na mesma
proporção. Diz o Inmetro que o carro faz 7,1 km/l na cidade e 9,4 km/l na
estrada, com etanol. Na troca do etanol pela gasolina, os números melhoram: 9,9
km/l e 12,5 km/l, respectivamente.
Desde
que o hatch compacto apareceu no mercado, no final de 2012, a marca coreana não
adotou nenhuma mudança no 1.6 flex, que tem desempenho parecido com o mais
atual 1.0 turbo, disponível apenas apenas com câmbio manual, de seis
marchas.
Do IG
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