;

Especiais

Saúde| Cientistas criam spray nasal contra a Hepatite B

Pesquisadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram uma vacina para a hepatite B em forma de spray nasal.

A vacina genética concebida será muito vantajosa em países em vias de desenvolvimento, onde escasseiam profissionais de saúde, responsáveis pela administração das vacinas injetáveis.

A via nasal permite diminuir os elevados custos humanos e financeiros destes países, associados às complicações decorrentes da administração de injetáveis, como as infecções provocadas pela reutilização de seringas.

Olga Borges, coordenadora do projeto publicado na revista científica Molecular Pharmaceutics, explica que “foram criados ‘sistemas de transporte’ (nanopartículas poliméricas) capazes de levar as moléculas terapêuticas desde a mucosa nasal até ao interior das células”.

E “os resultados obtidos em ratinhos demonstraram que a formulação desenvolvida é eficaz pela via intranasal”.

Como a Universidade de Coimbra explica, o trabalho desenvolveu uma nova composição para a vacina baseada em ‘plasmídeos’, teoricamente mais resistentes às variações de temperatura que os ‘antigênios’ (estimuladores do sistema imunológico) das vacinas comercializadas atualmente.

Os plasmídeos são pequenas moléculas circulares que transmitem informação genética (DNA) para o interior das células, ativando mecanismos de defesa do organismo que combatem o vírus da hepatite B. Os ‘combatentes’ chamam-se ‘anticorpos’ e surgem no sangue, mucosa nasal e vaginal.

“As nanopartículas desenvolvidas também poderão ser usadas na composição de vacinas que previnem doenças sexualmente transmissíveis, porque induzem a produção de anticorpos pelo nosso organismo ao nível da mucosa vaginal de forma mais eficaz que as vacinas injetáveis”, esclarece a também docente da Faculdade de Farmácia da UC.

Do Noticiasaominuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.